4 dezembro 2023 - 5:04

Cocal do Sul promove atividades de saúde bucal nas escolas

Foto: Amanda Farias

 A higiene bucal é extremamente importante, desde os primeiros anos de vida. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul, está desenvolvendo no município o Programa Saúde na Escola (PSE), que faz parte dos Ministérios da Saúde e da Educação. As atividades de saúde bucal nas escolas fazem parte de uma das ações que compõem o PSE.

O objetivo das atividades de saúde bucal nas escolas é levar profissionais da área no ambiente escolar, para que de forma educativa as crianças aprendam a cuidar dos dentes, evitando problemas como cárie e tártaro, além de orientar sobre a escovação correta.

“Estamos realizando atividades a nível coletivo e individual: Avaliação da Saúde Bucal, Educação em Saúde e Escovação Dental Supervisionada”, explica a secretária municipal de Saúde, Glícia Pagnan.

As crianças estão recebendo a visita da fada do dente, da princesa Elsa e, claro, dos profissionais da saúde bucal. O intuito é ensinar os hábitos corretos desde a infância, garantindo dentes fortes e saudáveis na fase adulta.

Sobre o Programa Saúde na Escola

 O PSE possui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.

Amanda Farias – Prefeitura de Cocal do Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-