Grande parte da população brasileira depende do Sistema Único de Saúde para realizar procedimentos. Mas muitos serviços médicos não são abrangidos pela rede pública. Esse é o drama vivido pela são ludgerense Valdete Mattos, de 61 anos. Valdete, foi diagnosticada com com cisto subcondral no acetábulo, uma doença que afeta a região do quadril e acaba com o líquido sinovial responsável pela lubrificação da estrutura articular móvel.
Segundo a filha de Valdete, a funcionária pública Sheila Mattos Medeiros, de 42 anos a mãe vem sofrendo com problemas no quadril há quase cinco anos. “Nós passamos por mais de quatro médicos, sendo que fomos em Braço do Norte, Tubarão, Florianópolis e até um médico do próprio SUS (Sistema Único de Saúde)”. Todos eles apontaram para a necessidade de uma cirurgia de uma prótese de quadril total, abrangendo todo o lado direito.
Atividades simples, como sentar-se ou utilizar do vaso sanitário se tornaram insuportáveis para Valdete. Sheila explica que, devido ao osso sair do local, as dores são imensas. E com o passar dos dias, a tendência do problema é piorar. Atualmente, Valdete toma cerca de 10 remédios, em decorrência do problema no quadril e também de outras doenças que surgiram, como artrite e osteoporose. Além disso, a família está com problemas financeiros, pois Valdete não possui renda e teve seu auxílio doença cancelado. “Minha mãe recebia um salário mínimo, depois cortaram para meio salário, e por fim, no último depósito recebemos apenas R$ 80,00”. Desde então, Valdete não tem nenhum benefício.
Por isso, Sheila e Valdete precisam da sua ajuda. A prótese que solucionaria o problema de Valdete não é oferecida pelo SUS, por que razão, a filha iniciou uma campanha que pretende arrecadar fundos para custear os gastos do tratamento, que são de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). A cirurgia será realizada em Florianópolis. “Nós precisamos juntar o dinheiro para que minha mãe possa realizar o procedimento cirurgico. É nesse momento que nós devemos realizar o bem, sem olhar a quem”, finalizou Sheila.
Para contribuir, os dados da conta de Sheila são:
23571-5
Agência 3850
Op 001
Caixa Econômica
Pix: 030.231.219-66
Sheilas Mattos Medeiros
Por Anna França – Jornal Cidade Notícias | Com informações do Reporter Sul
























