20 setembro 2020 - 2:40

Cidasc de Orleans realiza fiscalização de trânsito de produtos agropecuários

Na última quinta-feira (19), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma, através da Unidade Veterinária Local de Orleans, realizou fiscalização móvel de trânsito de produtos agropecuários no município. A atividade foi realizada pelos médicos veterinários José Henrique de Oliveira e Frederico Mirandas Vargas, e contou com o apoio da Polícia Militar de Orleans.

As fiscalizações são realizadas conforme cronograma operacional interno da Companhia ou após o recebimento de denúncias. As operações de fiscalização realizadas pelos técnicos da Cidasc visa coibir o trânsito irregular de produtos de origem vegetal e animal.

De acordo com o médico veterinário da Cidasc, José Henrique de Oliveira, a ação tinha como objetivo averiguar o cumprimento das legislações de trânsito referentes ao transporte de animais e produtos de origem animal, com vistas à preservação da sanidade agropecuária e alimentos de qualidade e procedência para a população. Na oportunidade foram fiscalizados o transporte de equinos e produtos de origem animal e seus subprodutos. “Estamos atentos para coibir o transporte irregular de produtos de origem animal, que podem trazer riscos à saúde da população, e atentos ao transporte irregular de animais sem a documentação sanitária obrigatória, que é a Guia de Trânsito Animal – GTA, além dos exames válidos para cada espécie animal”, reforça José Henrique.

Vale lembrar que o transporte de cargas de produtos origem animal necessita da apresentação do Selo de Inspeção Federal (SIF) no caso de transporte interestadual ou do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). Para o transporte desses produtos dentro do território catarinense, o condutor deve possuir toda a documentação sanitária e estar com os produtos conforme as normas exigidas nas legislações.

Guia de Trânsito Animal – GTA

O documento oficial para transporte de animal no Brasil é a Guia de Trânsito Animal (GTA), que contém as informações sobre a origem, o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal. Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito.

Fonte: Departamento Regional de Criciúma

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-