O ciclone que atingiu Santa Catarina desde quarta-feira (12), tem deixado o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), de prontidão para os chamados relacionados às chuvas e ventos. Ocorrências foram registradas: 01 em Criciúma, 01 em Içara, 01 em Turvo, 01 em Cocal do Sul e 01 em Urussanga.
Nesta quinta-feira, 13, as equipes de serviço foram acionadas para uma ocorrência de queda de árvore em Santa Rosa do Sul ainda nas primeiras horas da madrugada. Em Siderópolis, por volta das 06 horas, os bombeiros militares foram acionados para corte de árvore na SC-445.
Em Criciúma, está em andamento um chamado para corte de árvore na Rua Victor Meirelles, no bairro Santa Bárbara. O local está isolado e as equipes de serviço aguardam a Celesc para retirada da fiação.
Ainda em Criciúma, as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), apontam 440 unidades consumidoras sem energia neste momento, 134 delas no Centro e 245 no bairro Naspolini. Já em Lauro Müller, a região Central é a mais atingida, com 1.091 unidades sem luz. O distrito de Guatá está com 1.062 unidades com recebimento de energia prejudicado.
No Extremo Sul do estado também há problemas com o fornecimento de energia elétrica. Em Araranguá, são 886 interrupções acidentais, enquanto Balneário Gaivota está com 900 unidades sem energia. Santa Rosa do Sul (339) e Sombrio (537) estão entre as cidades mais afetadas. Em Timbé do Sul há casas destelhadas, mesmo problema registrado em Maracajá. Já Meleiro está sem rede de telefone. Na região de Tubarão, Capivari de Baixo é a cidade mais afetada, com 4.993 unidades sem energia.
Em Orleans, a registro de destelhamentos no centro da cidade e em localidades no interior. Houve também falta de energia.
Na região do Oeste
O Oeste do estado, o deslocamento de uma linha de instabilidade ocasionou chuva intensa em curto período de tempo, incidência de raios, fortes rajadas de vento e queda de granizo, que resultaram em alagamentos, destelhamento de casas, quedas de árvores, de postes de energia e danos associados à queda de granizo em algumas cidades. Além de Herval D’Oeste, as cidades de Maravilha, Saudades, Piratuba, Cordilheira Alta, Nova Erechim e Pinhalzinho também registraram dano.
Os chamados de emergência devem ser feitos exclusivamente pelo 193.