Ocorre nesta terça-feira (04/11), a cerimônia de posse do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Piero Rosa Menegazzi. A solenidade tem a presença confirmada do procurador-geral do Trabalho, Glaúcio Araújo de Oliveira, que irá presidir a cerimônia marcada para as 17 horas, no auditório da Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF/SC). Além dele, estão confirmados autoridades e representantes de todo o estado, como também Membros(as) e servidores(as) da instituição.
A presidenta da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Adriana Augusta de Moura Souza, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Desembargador Amarildo Carlos De Lima; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de Santa Catarina, Juliano Mandelli Moreira, o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina, o Procurador da República, Daniel Ricken, e o Conselheiro Do Conselho Nacional Do Ministério Público, Promotor De Justiça, Fernando Da Silva Comin, estão entre as autoridades.
Antes da posse solene, todos os chefes das 24 unidades regionais assumiram os cargos em cerimônia coletiva realizada em Brasília, no dia 01 de outubro de 2025. Na ocasião, o procurador-geral do Trabalho destacou a importância de um MPT resolutivo, criativo e humano para lidar com as transformações atuais no mundo do trabalho. O mandato dos novos procuradores-chefes teve início efetivo em 1º de outubro, e dura até 30 de setembro de 2027, Biênio 2025-2027.
O Procurador do Trabalho Piero Rosa Menegazzi foi reconduzido ao cargo de Procurador-Chefe do MPT-SC, aclamado em 29 de agosto de 2025, por mais de 2/3 do Colégio de Procuradores da Regional.
Trajetória de Piero Menegazzi
Piero Menegazzi é natural de Cruz Alta/RS, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul no Rio Grande do Sul, e doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Já trabalhou em escritório de advocacia trabalhista no Rio Grande do Sul; foi técnico administrativo do TRT da 4ª região; foi analista processual do Ministério Público da União (MPT e MPF). É Procurador do Trabalho, já tendo sido lotado na 14ª Região (Rondônia e Acre, onde foi Vice-Procurador-Chefe); 3ª Região (Minas gterais); e, aqui em Santa Catarina, já foi lotado nas PTMs de Chapecó e Blumenau (sempre tendo exercido a função de coordenador da unidade).
Durante dois anos foi gerente do projeto nacional do MPT sobre acessibilidade e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência e reabilitadas. Assumiu a chefia do MPT-SC pela primeira vez em 17/05/2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC






                                    






















