31 julho 2025 - 3:29
- Anúncio -

Cerbranorte inicia programa para formação de jovens cooperativistas

O programa é dividido em oito módulos e tem duração aproximada de cinco meses, sendo encerrado com uma cerimônia de formatura.

Com duração de cinco meses, iniciativa forma a primeira turma de estudantes do Ensino Médio com foco em liderança, educação cooperativista e protagonismo juvenil

Desde o mês de junho, a Cerbranorte promove sua primeira turma do Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC), idealizado pelo SESCOOP/SC. Participam do programa 27 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Dom Joaquim, com idades entre 16 e 18 anos. A iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens do cooperativismo, despertando o protagonismo juvenil e formando futuras lideranças para o setor.

O programa é dividido em oito módulos e tem duração aproximada de cinco meses, sendo encerrado com uma cerimônia de formatura. O primeiro encontro, realizado em 17 de junho, foi conduzido por Andreia da Cunha, que promoveu uma manhã de reflexões e conexões, incentivando o sentimento de pertencimento dos participantes. Nos dias 27 e 28 de junho, os alunos conheceram a estrutura da Cerbranorte, visitaram setores estratégicos e assistiram à palestra do especialista Everson Maquivio Guglielmi Citadin sobre educação cooperativista.

Em julho, os jovens participaram de mais dois encontros. O terceiro módulo, ministrado por Vera Ceolin, abordou temas como liderança cooperativista, autoestima e responsabilidade social. Já o quarto encontro, com Renato Oliveira, teve como foco o desenvolvimento interpessoal e as relações familiares, promovendo empatia, comunicação assertiva e valores que contribuem para a convivência harmônica.

Os encontros têm como base conteúdos como a história e os princípios do cooperativismo, estrutura e funcionamento das cooperativas, direitos e deveres dos associados, sucessão familiar e formação de lideranças jovens. “O programa busca também fortalecer o vínculo dos estudantes com a cooperativa e mostrar o impacto social e econômico do modelo cooperativista”, destacou Vanessa Fernandes Schwanz, responsável pelo programa.

Fonte: Ascom/Cerbranorte

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-