A 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans foi realizada na noite de segunda-feira, 23 de julho de 2025, sob a presidência do Vereador Joel Cavanholi.
Na tribuna livre estiveram presentes REGINALDO BRATTI – Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Orleans/CDL. E também MARCELO ORBEN – Presidente da Associação Empresarial de Orleans/ACIO.
O Presidente da CDL, Reginaldo Bratti, foi o primeiro a manifestar-se. E Pontuou sobre a atuação da CDL em Orleans que completa 40 anos no município. Ele também descreveu sobre os pilares de atuação e fortalecer a entidade e seus associados, bem como buscar capacitação para melhorar o atendimento e fortalecer a economia. Para isso são realizadas diversas ações, entre elas, campanhas.
Já Marcelo Orben – Presidente da Associação Empresarial de Orleans/ACIO, também seguindo a mesma linha da participação anterior, veio a casa para explanar sobre a entidade e a forma de atuação junto as empresas de Orleans. “ Instituída em 28 de setembro de 1970 por um grupo de empresários e profissionais liberais de Orleans, denominada então de Associação Comercial e Industrial de Orleans é uma das mais antigas de Santa Catarina.
A Acio tem por objetivo promover inspiração e inovação às empresas de Orleans e região, gerando oportunidades, capacitando pessoas e defendendo as pautas de interesse da classe empresarial, além de oferecer benefícios e vantagens para quem está inserido no ecossistema associativista. E conta com 270 associados e 44 soluções que são oferecidas ao empresário para facilitar o seu desenvolvimento. Com maior foco na qualificação, relata ele.
Na ordem do dia projeto de lei:
O Projeto de Lei Complementar Legislativo PL Nº 0002 DE 27 DE MAIO DE 2025 de autoria do Murilo Oliveira Hoffmann ” ALTERA O ARTIGO 75 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1435 DE 18 DE DEZEMBRO DE 1998 – Institui O Código de Posturas do Município de Orleans que tem por objetivo proibir:
– Criar abelhas com ferrão (Apis mellifera) no perímetro urbano da sede do Município, exceto quando se tratar de criações para fins de pesquisa. É permitida a criação de abelhas sem ferrão das tribos Meliponini e Trigonini, exceto as espécies Oxytrigona tataira tataira e Lestrimelitta limao.”
II – Criar galinhas nos porões e no interior das habitações;
III – Criar pombos nos forros das casas de residência.”
Art. 2º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
Também foi votado o REQUERIMENTO Nº 0020/2025 também de autoria do vereador Murilo Oliveira Hoffmann que solicita ao ” Que o Executivo, por meio do setor competente, preste esclarecimentos referentes à obra da Praça Coberta, localizada na Praça Celso Ramos.”
Na pauta de votação estavam também outras cinco indicações
Indicação nº. 0156/2025 – Pedro João Orben – “Que o Executivo através do Departamento de Planejamento, faça o Estudo juntamente com Um Projeto de Construção de Uma Passarela Elevada na Rua Aristiliano Ramos, em frente ao Colégio Costa Carneiro.”
Indicação nº. 0157/2025 – Marlise Maria Salvador Zomer – ” Que o Executivo através da Comissão de Trânsito faça a instalação de uma lombada na Rua em frente ao Colégio Santos Spricigo.”
Indicação nº. 0158/2025 – Marlise Maria Salvador Zomer – ” Que seja disponibilizado no Ginásio Homero de Miranda Gomes em vários locais tomadas de energia espalhadas pelo ambiente.”
Indicação nº. 0159/2025 – Mirele Debiasi – “Que o Executivo, através do seu Setor de Engenharia e Infra Estrutura, faça a colocação de Um Corrimão e analise a possibilidade da construção de Degraus juntamente a Rampa da Calçada Lateral do Centro Administrativo, devido a forte inclinação do local que dificulta a mobilidade dos pedestres, principalmente idosos e portadores de deficiência física.”
Indicação nº. 0160/2025 – Maiara Dalponte Martins – ” Solicitar ao executivo a avaliar junto a Infraestrutura do Estado a recolocação do guard rail na Rodovia SC 390, logo após a ponte na saída para Pindotiba.”