A Paróquia São José, de Criciúma, se prepara para viver mais uma intensa experiência de fé com a realização do 12º Cerco de Jericó, que terá início no dia 7 de setembro e seguirá até o dia 13, quando será celebrada a Noite da Vitória, que simboliza a derrubada das muralhas.
Toda a programação é inspirada no relato bíblico do livro de Josué, quando, após sete dias de perseverança, oração e o toque das trombetas, as muralhas de Jericó caíram e abriram caminho ao povo hebreu rumo à Terra Prometida. “Assim também somos convidados, durante sete dias e sete noites, a intensificarmos nossas orações, suplicando a Deus a graça de derrubar as muralhas que nos impedem de viver as Suas promessas”, explica o pároco, Padre Carlos Possamai Della.
Tema e hino do Cerco
Neste ano, a iniciativa tem como lema o versículo do Salmo 26,1: “O Senhor é minha luz e salvação: de quem eu terei medo?”. A escolha, conforme o Padre Carlos, se conecta ao Ano Santo da Esperança, que toda a Igreja vive em 2025. “Tendo Deus como nosso guia, Aquele que nos ilumina e nos conduz à salvação, não podemos ter medo de caminhar segundo a vontade d’Ele. O hino escolhido para embalar o momento é ‘Não há mais vendaval’, do Frei Gilson”, reforça.
Fábrica dos Sonhos
Uma das tradições mais marcantes do Cerco de Jericó é a chamada Fábrica dos Sonhos, que une oração e ação. Muitos voluntários se colocam à disposição para ajudar e transformar intenções em gestos concretos. “Quem quiser participar pode deixar nome e contato na Secretaria da Paróquia. Conforme os sonhos são preparados, surgem também as necessidades. Neste momento, estamos pedindo doações de óleo e leite, que podem ser entregues diretamente na Secretaria da Catedral”, ressalta Padre Carlos.
Comunidade unida em oração
O pároco ressalta a força espiritual da união da comunidade. “Uma comunidade que reza unida é uma grande graça de Deus. Não podemos estar sozinhos na batalha espiritual. Durante os sete dias do Cerco de Jericó, seremos chamados a perseverar e ajudar uns aos outros, clamando para que o Senhor derrube as muralhas de nossas vidas”, afirma.
Além dos momentos de oração, a programação contará também com as tradicionais barraquinhas de alimentação, que oferecem pastéis, batatas fritas, cachorro-quente e sonhos. A renda será revertida para auxiliar nos custos do evento, na manutenção da Catedral e em ações sociais da paróquia.
“Todas as famílias são nossas convidadas para participar do 12º Cerco de Jericó. Venham viver esta experiência espiritual de avivar a fé, derrubar as muralhas e conquistar as bênçãos e graças de Deus. Serão sete dias de oração, intercessão e muitas graças em nossa Catedral São José”, conclui.
Programação das missas:
Domingo (7/8): Noite dos propósitos e entrega das fitas
Missa às 18h: Padre Carlos Mateus Possamai Della.
Segunda-feira (8/9): Benção do Escapulário e do Terço
Missa às 7h15min: Padre Carlos Mateus Possamai Della;
Missa às 15h: Padre André Dalló;
Missa às 19h30min: Padre Sérgio Jeremias – Diocese de Tubarão
Presença: Instituições educacionais, alunos e profissionais da Educação.
Terça-feira (9/9): Benção da água e da vela
Missa às 7h15min: Padre Vânio Margutti Pereira;
Missa às 12h30min: Padre Carlos Mateus Possamai Della;
Missa às 15h: Padre Juliano Pacheco Bitencourt;
Missa às 19h30min: Padre Eloir R. Borges.
Presença: Serviços Públicos, segurança e trânsito.
Quarta-feira (10/9): Bênção do óleo
Missa às 7h15min: Padre José B. Cipriano;
Missa às 15h: Padre Vânio Margutti Pereira;
Missa às 19h30min: Padre Jader Bada Varela.
Presença: Indústria, comércio e esporte.
Quinta-feira (11/9): Benção do Sal
Missa às 7h15min: Padre Vânio Margutti Pereira;
Missa às 15h: Padre Guilherme Menegazzi;
Missa às 19h30min: Padre Ozéias Vieira – Diocese de Osório (RS).
Presença: Clubes de serviços e assistências.
Sexta-feira (12/9): Benção da Cruz
Missa às 7h15min: Padre José B. Cipriano;
Missa às 15h: Padre Tiago Mota da Silva;
Missa às 19h30min: Padre Antônio Junior.
Presença: Idosos e profissionais da saúde.
Sábado (13/9): Dia da Vitória e entrega do mel
Missa às 10h: Padre Elison Custódio;
Missa às 18h: Padre Carlos Mateus Possamai Della.
Colaboração: Daniela Niero / Catedral São José de Criciúma.