Dezenas de jovens empreendedores associados ao Núcleo Jovem da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), se reuniram neste fim de semana, para o Dia D do Feirão do Imposto 2024.
O evento nacional coordenado pela Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) teve como tema neste ano “Dígitos que sufocam: uma carga tributária de tirar o fôlego”.
Para destacar a importância da conscientização sobre a alta carga tributária brasileira, que representa 33% do Produto Interno Bruto (PIB), os jovens se mobilizaram em uma carreata que saiu de São Ludgero rumo à praça da igreja matriz de Braço do Norte.
No local, os empreendedores passaram pelo comércio fazendo a distribuição de panfletos com informações relevantes sobre os principais impostos pagos pela população.
Após a carreata, os nucleados e patrocinadores do evento tiveram um momento de confraternização com uma costela de fogo de chão para simbolizar o evento e fortalecer o networking.
Para a coordenação do Núcleo Jovem, o evento foi importante para levar orientação ao público.
Esse ano o projeto contou com o apoio de: Sicoob Credivale, Metasul, Art Empreendimentos, A. Becker Contabilidade, Gaidzinski Telhas, Água da Serra, D’ Rose Marketing, Cerbranorte, Soma Topografia, AWC Centro Automotivo e Multiimagens.
Feirão do Imposto
Criado em 2002, o projeto foi uma iniciativa do Núcleo de Jovens Empreendedores de Joinville. Devido a relevância do projeto a CONAJE passou a capitanear o Feirão do Imposto visando ampliar o alcance do projeto.
A cada edição, o Feirão do Imposto tem um tema como foco principal, além de ter na sua essência a disseminação da informação tributária de forma simplificada à população, trazendo luz a alta carga tributária que contribuintes e empresas pagam, permitindo que sejam mais exigentes quanto ao retorno dos impostos pagos.
Principal conquista – Imposto na nota
Uma das principais conquistas do Feirão do Imposto foi, em 2012, a aprovação da Lei do Imposto na Nota – Lei 12.741/12 – que obriga os estabelecimentos a incluirem nos documentos fiscais o percentual e valor aproximado de impostos pagos, tornando-a acessível ao comprador.
Fonte: Assessoria de Imprensa / ACIVALE