25 outubro 2020 - 8:40

Braço do Norte auxilia pequenos empreendedores durante a pandemia

Atendimentos e consultorias estão disponíveis através da Sala do Empreendedor

A pandemia de Coronavírus mudou o comportamento atual e os planos futuros de milhares de pessoas e empresas, mas não somente isso, pois o setor público também foi e continua sendo afetado. Em Braço do Norte, município que conta com a expertise do Sebrae/SC por meio do programa Cidade Empreendedora, alguns atendimentos foram paralisados durante um certo período por conta do Coronavírus, como aqueles realizados pela Sala do Empreendedor.

“Agora já voltamos às atividades normais, inclusive com as consultorias individuais. Estamos tentando auxiliar os micro e pequenos empreendedores nessa fase difícil, principalmente no que diz respeito ao planejamento financeiro, planejamento dos custos e vendas, tendo em vista que passamos por um momento em que a população se encontra em isolamento social, o que dificulta o trabalho e diminui os lucros de muitos negócios”, salienta o chefe de gabinete da Prefeitura de Braço do Norte, Ramon Beza.

Ele lembra que a Sala do Empreendedor é uma iniciativa para prestar auxílio aos pequenos empreendedores, portanto se faz ainda mais importante nesta situação de crise. “Precisamos ajudar os microempreendedores a saírem dessa crise e estamos contando com a ajuda da Sala do Empreendedor, do Sebrae, das consultorias individuais também para fornecer o auxílio necessário nesse momento”, enfatiza Beza.

Diferente do retorno dos atendimentos na Sala do Empreendedor, alguns outros projetos ligados ao Cidade Empreendedora precisaram ser adiados, como a realização do Acelera MEI. “Tínhamos programado o lançamento do Acelera MEI para este ano, mas, infelizmente, vamos ter que prorrogar essa situação, provavelmente para o ano que vem, mas o projeto continua nos nossos planos”, assegura.

O Acelera MEI é o Programa de Aceleração do Crescimento para o Microempreendedor Individual. Idealizado pelo Sebrae/SC, ele tem o objetivo de desenvolver os MEIs na gestão de seus negócios, proporcionando conhecimento teórico e prático sobre técnicas de gestão, vendas, comunicação, estratégias de negócio, marketing, faturamento, desenvolvimento pessoal, entre outras.

Sobre a Sala do Empreendedor

Trata-se de um espaço físico onde micro e pequenos empresários podem sanar dúvidas jurídicas, de legislação, sobre formas de crédito, contas públicas, enfim, tudo o que estiver relacionado a abertura, alteração ou ao fechamento de um negócio. Consultorias e treinamentos para atuais e futuros empreendedores também são oferecidos, tudo de forma gratuita.

Inaugurada em outubro do ano passado, a Sala do Empreendedor está localizada dentro da Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale) e funciona no mesmo horário de atendimento da prefeitura: de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Sobre o Cidade Empreendedora

Assim como Tubarão, Imbituba, São Martinho e Santa Rosa de Lima, na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), o município de Braço do Norte também aderiu ao programa Cidade Empreendedora. Desde maio do ano passado, a Administração Municipal recebe consultorias e coloca em prática a metodologia idealizada pelo Sebrae/SC e as melhorias propostas pela entidade em prol dos pequenos empreendedores da cidade. Ao longo de dois anos, mais de 20 soluções devem ser colocadas em prática.

O Cidade Empreendedora foi criado com o intuito de alavancar o processo de desenvolvimento dos municípios e criar um ambiente favorável aos pequenos negócios, oferecendo desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes e oportunidades para a abertura de novos negócios. Trata-se de um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura. No caso, os atores do desenvolvimento são o prefeito, secretários e outros agentes do Poder Público junto aos cidadãos.

Por Vanessa Amando | NBCom – Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa | Sebrae/SC Gerência Regional Sul

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
a href="#">
-Anúncio-