23 outubro 2025 - 4:05
- Anúncio -

Binário da Lagoa da Conceição se transforma em galeria de arte a céu aberto

Mural “Caminho do Mar”, com 1.200 metros divididos em 32 painéis, é uma iniciativa do artista plástico O Mago, que busca apoio de pessoas e empresas para o projeto

A nova avenida criada para a instalação do binário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, começa a se transformar em uma grande galeria a céu aberto. Desde o início de setembro, a via vem ganhando cores, formas e conteúdo pelas mãos do artista plástico Diego Sanches, conhecido como O Mago, com o projeto “Caminho do Mar – Uma travessia artística entre a Lagoa e o Oceano”.
O objetivo é revitalizar os 1.200 metros de muros e paredões – uma das maiores obras de arte urbana da cidade – retratando paisagens, natureza, cultura, história e o cotidiano das pessoas da região. A previsão de conclusão é até o início de dezembro, antes do início da alta temporada, já que a ideia é que o local se torne um ponto turístico. Mas para isso, Diego está buscando apoio de pessoas e empresas, principalmente da região – já que não conta com recursos públicos. O andamento da obra pode ser acompanhado nas redes sociais do artista.
Morador da Lagoa da Conceição, Diego se entristecia ao passar pela Avenida Pref. Acácio Garibaldi São Thiago (binário sentido praias), inaugurada há quase dois anos, já que era formada por muros e paredes cinzas, abandonados e pichados. “A ideia é trazer cor, alegria e significado para esse espaço, transformando um local esquecido em uma experiência
enriquecedora. É uma obra que embeleza a cidade e gera orgulho para quem vive e circula por ali”, explica.
A pintura abrangerá 20 imóveis, divididos em 32 painéis, cada um com temática própria, em criações totalmente autorais. Quem passar pelo local poderá vivenciar a beleza deste caminho que liga a Lagoa às praias da Joaquina, Mole e Barra da Lagoa, todas elas retratadas na obra. “É uma expressão visual de pertencimento e cultura, conectando a comunidade em uma ação onde todos ganham. É fantástico o poder da arte”, reforça Diego, que atua na área há 12 anos.

www.amplocom.com.br

Autodidata, O Mago utiliza uma mistura de estilos e técnicas incluindo arte urbana, cubismo, linguagem de games/digitais, geométrica, street art, grafite e pincel, criando um efeito único e próprio.
Como apoiar – Para viabilizar a iniciativa, o artista busca o apoio de pessoas físicas e jurídicas, principalmente da região. Em troca, as marcas terão visibilidade na obra, em harmonia com o conceito artístico, com ampla divulgação também em materiais digitais e redes sociais. Até o momento, já apoiam o projeto: Construcolor, Pousada Suli, Hospedaria,
Boatlux, Pantai, Rufus, Villa Mole Bela Vista e Amplocom – Soluções em Comunicação.
Próximas etapas – Após a conclusão da pintura, o projeto poderá entrar em uma segunda fase, caso haja apoio. A ideia é aproximar ainda mais o público da obra, com atividades gratuitas, como oficinas de arte urbana para jovens, doação de materiais excedentes para escolas públicas, visitas guiadas de grupos culturais e escolares, catálogo digital, palestras e rodas de conversa sobre arte urbana, cidadania e preservação do patrimônio público. Mais informações: (48) 99211-8356 – Diego Sanches.

Sobre Diego Sanches (O Mago) – Natural de Londrina (PR), mora há dois
anos e meio em Florianópolis e atua como artista plástico há cerca de 12 anos. Já assinou trabalhos de murais patrocinados e ativações de live marketing para mais de 100 empresas como: BMW, Toyota, Heineken, Amstel, Unimed, Banco Safra, TV Band, entre outros. Promoveu exposições na sua cidade natal e também em Florianópolis. Recebeu menção honrosa da Câmara dos Vereadores de Londrina por projeto social em uma escola municipal. Seu estúdio criativo foi selecionado para o Programa de Gestão por destaque em economia criativa. Em Cambé (PR), executou obras de arte em dois pontos de ônibus instagramáveis em um programa de adoção de espaços públicos.

Colaboraração Viviane Araújo – AmplaCom

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-