19 setembro 2021 - 7:06

Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi é celebrado na Alesc

Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos e “Mãe da Itália”, por ter participado de diversas batalhas ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, foi comemorado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em sessão especial na noite desta segunda-feira (23). A solenidade destacou os fatos da vida da mais ilustre cidadã lagunense, considerada a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo, tendo participado de inúmeros combates tanto no Brasil, quanto na Itália.

Participaram da sessão lideranças políticas de Laguna, Anitápolis, Garopaba e de Tubarão, entre os quais o prefeito Joares Ponticelli e outros integrantes de seu gabinete, a vice-governadora Daniela Reinehr e o deputado federal Coronel Amando.

O prefeito Joares Ponticelli, representando os prefeitos catarinenses, fez um relato da luta de historiadores na busca da preservação da memória e divulgação de Anita Garibaldi, citando fatos históricos, destacando a importância do historiador Adílcio Cadorin para Santa Catarina.

O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, falou da emoção da apresentação da atriz Lize Souza e agradeceu o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do governo estadual para a retomada da encenação A Tomada de Laguna. Também enalteceu a importância do trabalho do historiador Adilcio Cadorin.

O cônsul-geral da Itália em Curitiba (PR), Salvatore di Venezia, parabenizou a solenidade e a Alesc pelo evento. Lembrou da importância de Anita Garibaldi para Itália, onde é considerada a Mãe da República. “A Anita é uma heroína nacional na Itália, onde todos os italianos a celebram e que ela é importante para relação entre o Brasil e a Itália”. Afirmou que pretende conhecer Laguna brevemente.

* Com informações da assessoria de imprensa da Alesc

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-