Um avião monomotor Piper Saratoga, com capacidade para 7 passageiros, colidiu com árvores, em Imbituba, ao tentar efetuar um pouso programado na pista do aeródromo onde está localizada a escola de paraquedismo SkyZimba, no bairro Arroio. O acidente ocorreu por volta das 12h45 desta quarta-feira (4). De acordo com os bombeiros, o monomotor Piper Saratoga, ao pousar, não conseguiu parar e bateu nas árvores.
No total, havia cinco tripulantes na aeronave, mas somente um precisou de atendimento.
O acidente, chamado tecnicamente de excursão de pista – quando uma aeronave sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem – .
Na aeronave estavam o piloto, de 64 anos, seu filho, adolescente, e mais três amigos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor da aeronave, quando os socorristas chegaram ao local, encontrava-se “encarcerado, consciente, desorientado, sinais vitais estáveis, apresentando ferimentos na cabeça, face e membro superior esquerdo, com suspeita de TCE leve”, sendo desencarcerado e conduzido ao Hospital São Camilo de Imbituba. O filho, de 18 anos, foi encontrado já fora da aeronave, apresentando escoriações em membros superiores e tórax, sendo também conduzido ao hospital de Imbituba, junto aos demais passageiros; um deles referindo-se a dores no tórax, outro apontando dores na cabeça e o terceiro sem ferimentos aparentes.
Segundo informações veiculadas na imprensa local, o piloto da aeronave, bastante experiente, utilizava regularmente a pista durante a temporada. Ele foi conduzido ao Hospital São Camilo, em Imbituba, por apresentar traumatismo cranioencefálico (TCE).
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de ocorrência. Os socorristas informaram que ele estava consciente ao ser conduzido ao Hospital.
O aeródromo utilizado não é pavimentado e havia chuva fraca no momento do acidente. A aeronave, que decolou da cidade de Eldorado, no Rio Grande do Sul, durante a manhã, colidiu com algumas árvores ao final da pista.
Também foram acionadas Unidade de Suporte Básico do Samu e a aeronave Arcanjo-05, do Batalhão de Operações Aéreas.
A Aeronáutica, através do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foi informada acerca do acidente pelas equipes dos Bombeiros e deve realizar uma perícia no local e na aeronave ainda na tarde desta quarta-feira.
Fonte: Portal Ahora