13 junho 2024 - 9:14
- Anúncio -

Aula inaugural do Projeto de Equoterapia é lançada no Centro Nunes

O Centro de Equitação e Equoterapia Nunes localizado em Urussanga e credenciado junto ao CISAMREC recebeu na manhã desta quarta-feira (15), alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da APA (Associação dos Autistas) de Orleans. De autoria da Prefeitura de Orleans, o projeto aprovado pela Lei 3226/2024, é uma realização da administração em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.  Ao todo, 20 alunos farão semanalmente (quarta-feira) as sessões de equoterapia gratuitas com duração de seis meses de tratamento.

Para o Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, a solicitação das sessões eram um pedido das duas associações, APA e APAE, tendo em vista que a grande dificuldade dessas crianças é a sociabilidade. “É neste contexto das relações sociais que emergem a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, o autoconhecimento e o conhecimento do outro e não poderíamos deixar de realizar esse projeto que é de uma necessidade fundamental na vida deles”, diz Koch.

A terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo praticante. Para ter acesso ao Programa de Equoterapia deve haver encaminhamento de médico especialista vinculado ao SUS (Sistema Único de Saúde), o qual será inserido no Sistema de Regulação do SUS e autorizado conforme os critérios do protocolo de regulação e a quantidade de vagas disponíveis.

O transporte dos pacientes até o local fica sob responsabilidade dos pais e/ou responsáveis. Nos casos em que o paciente tiver duas faltas sem justificativa, consecutivas ou não, o mesmo será desligado do programa, e a vaga disponibilizada para outro paciente.  Todos os atendimentos serão custeados com recursos próprios do Município por meio do Fundo Municipal de Saúde.

Os Benefícios Motores

São diversos benefícios na área física e motora como por exemplo, a modulação dos tônus, o ganho de amplitude do movimento, melhora do equilíbrio e também a coordenação motora.

Benefícios Psicológicos e Comportamentais

Antes mesmo de o praticante iniciar a terapia com cavalos, uma avaliação psicológica é realizada para determinar quais aspectos precisam ser trabalhados com ele. A maioria dos pacientes são crianças, e um dos pontos mais exercitados é a autonomia. A ideia é trabalhar a autonomia, a correção de postura no cavalo e o comando do animal. A interação total com a terapia, por meio da alimentação do animal, exercícios com a bola de forma diferente para trazer atenção e um bom desempenho em relação a interação da criança e o cavalo.

Avaliação individual

Se engana quem pensa que equoterapia possui uma ordem de exercícios pré-definida igual para todos os praticantes. A rotina de prática de quem será encaminhado para o centro será realizada individualmente e específica para cada caso, sempre partindo do ponto da avaliação física e psicológica realizada pelos profissionais.

Debora Legnani -Assessoria de Comunicação

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
<