A 23ª Sessão Ordinária do Legislativo de Orleans, contou com duas participações na tribuna livre na noite de segunda-feira, 30 de junho de 2025.
Na tribuna livre durante a sessão legislativa a participação de Álvaro Girardi – Aluno do Centro Universitário Leonardo da Vinci Sociedade Educacional Ltda – Uniasselvi, onde apresenta projeto sobre as percepções do Legislativo. E apresenta as contratações no legislativo. Ele pontuou que o levantamento do projeto apresentou a ausência de presença da comunidade de forma física nas sessões. Assim também como comentou as falhas na transparência, comunicação e representatividade entre outros pontos no decorrer da sessão.
Em um segundo momento Fabiano Alberton – Eng.º Agrônomo Agente de Extensão Rural II – Epagri de Orleans, esteve na tribuna da Câmara de Vereadores de Orleans para apresentar informações sobre a importância da Meliponicultura e a preservação das abelhas nativas. Na casa ele apresenta e discorre sobre a atividade da apicultura, destinada a produção de mel e seus derivados proveniente das abelhas com ferrão. Há no município de Orleans, cerca de 4.000 mil colmeias.
Em Orleans, Santa Catarina, destaca-se a apicultora Fabrícia Waterkemper, da comunidade de Taipa, como uma das maiores produtoras de abelhas rainhas do Estado. Ela fornece rainhas para o governo estadual e para apicultores particulares, mostrando a importância da apicultura na região. Além disso, a cidade tem se beneficiado da tecnologia da Epagri para a substituição de abelhas rainhas, o que impulsiona a produção de mel.
Já a Meliponicultura é a criação de abelhas sem ferrão ou abelhas nativas. As abelhas sem ferrão são as responsáveis polinizadoras da Mata Atlântica, contribuindo significativamente para a reprodução de muitas espécies de plantas nativas. Estima-se que elas sejam responsáveis pela polinização de até 90% das espécies vegetais nesse bioma, de acordo com especialistas em abelhas.
A Epagri mante um projeto de Apicultura e Meliponicultura em todas as regiões do Estado de Santa Catarina, onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão rural, voltadas ao desenvolvimento tecnológico e de apoio e orientação aos produtores.
Já na ordem do dia foram votados diversas indicações e um projeto de lei:
O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR LEGISLATIVO PL Nº 0002 DE 27 DE MAIO DE 2025 Murilo Oliveira Hoffmann ” altera o artigo 75 da lei complementar nº 1435 de 18 de dezembro de 1998 – institui o código de posturas do município de Orleans e dá outras providências. ”
E as indicações abaixo relacionadas:
Indicação nº. 0161/2025 Genaina Coan – “Que o Legislativo preste homenagem a Enzo Dorigon, que foi convocado para Seleção Brasileira Sub 15. ”
Indicação nº. 0162/2025 Dovagner Baschirotto ” Que o Executivo através da comissão de trânsito faça a pintura de amarelo no meio fio em frente ao Hotel San Francisco. ”
Indicação nº. 0163/2025 Dovagner Baschirotto ” Que a Comissão de Trânsito avalie a possibilidade de a Rua Romualdo Sandrini passar novamente a ser de mão dupla para automóveis, com estacionamento somente em um lado da pista. ”
Indicação nº. 0164/2025 Murilo Oliveira Hoffmann ” Que o Executivo, por meio do setor competente, analise e providencie a instalação de lixeiras públicas — ou de uma lixeira de maior porte — na Rua Antônio da Silva Cascaes, especialmente nas imediações dos estabelecimentos comerciais Bodega Vieira, Empório 425, Solar Películas e Cervejaria Piwo. ”
Indicação nº. 0165/2025 Maiara Dalponte Martins ” Que o Executivo por meio da Secretaria competente, providencie a recomposição e revitalização das flores nos canteiros centrais da cidade, especialmente nas principais vias e avenidas do município. ”
Indicação nº. 0166/2025 Marlise Maria Salvador Zomer ” Que o Executivo faça a limpeza das Ruas no Bairro São Jerônimo. ”
Indicação nº. 0167/2025 Marlise Maria Salvador Zomer – que seja elaborado Projeto de Decreto Legislativo nominando como Rua Clésio de Oliveira Souza, a Rua Projetada A, localizada no Bairro Orlando Bussolo, no município de Orleans.
Acompanhe a Sessão Legislativa na íntegra: