30 setembro 2020 - 12:26

Agronegócio do município de Orleans é atingido devido à estiagem

A estiagem tem atingido o estado de Santa Catarina neste ano de 2020 e tem causado sérios problemas em algumas propriedades também no interior do município de Orleans.

Um dos exemplos é de um avicultor cuja propriedade fica localizada na localidade de Rio Belo Alto, que enfrenta problemas com a falta de água.

Segundo o produtor, que solicitou que seu nome não seja revelado, o poço artesiano e a nascente de onde era captada a água para a manutenção dos aviários secaram. Para não ter um prejuízo ainda maior e não ver a mortalidade dos animais, o mesmo está transportando de outra propriedade para abastecer o aviário.

“Dependendo do estágio e o clima o aviário chega a gastar, conforme o produtor, perto de 20 mil litros de água por dia. Nos dias atuais como os animais estão menores o consumo chega a seis mil litros diários”.

O produtor conta com reservatório com capacidade para 50 mil litros de água. Conforme Jorge Cachoeira, proprietário dos veículos “A estiagem na região é preocupante, embora não seja está minha área de atuação, estou fazendo para auxiliar o avicultor”.

Em conversa com secretário de Agricultura de Orleans, Edson Kestring, o município tem buscado auxiliar os agricultores dentro daquilo que é possível das regras ambientais. No entanto, Orleans não conta com caminhão Pipa disponível e como ainda não foi decretado estado de emergência, o município não pode contratar sem licitação.

Ainda conforme Kestring, a secretaria conta com programa de pastagem de inverno, em vigor até o próximo dia 29 de maio. Isso voltado ao produtor de leite, no entanto, para ter acesso as sementes o produtor precisa estar em dia com o Bloco de Notas, lembra.

A Defesa Civil só pode agir em questões quando a situação de emergência evolui. Nesta semana ainda deverá ser decretado estado de alerta no município de Orleans, que é uma situação que precede o estado de emergência, frisa Samuel Sergato, que representa a Defesa Civil em Orleans.

“Isso porque embora estejamos tendo falta de água superficial no interior, o desabastecimento humano ainda não chegou. Então, o Samae, Cisam, Fundação do Meio Ambiente e Administração Municipal deverão agir para que o consumo diminua. Isso para que as pessoas entrem na situação de emergência já habituados a consumir menos”, explica.

Ele ainda pontua que enquanto não tiver faltando água para as pessoas a Defesa Civil não age, só então pode surgir algum projeto, até então as perfurações de poços e ações são para auxiliar a comunidade que é de responsabilidade do município.

É importante salientar que para esses projetos de perfuração de poços é necessário que o agricultor vá buscar junto aos órgãos públicos como Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Epagri, orientação.

Ele ainda comenta, “mesmo que município possa auxiliar com caminhão pipa, será impossível atender a todas as propriedades. O ideal é que o produtor analise quanta água terá disponível e aloje de acordo com está demanda, pois estamos enfrentando a maior estiagem dos últimos 20 anos” aconselha ele.

Epagri – Auxiliamos na orientação, implantação e financiamento de projetos para irrigação.

Segundo Robson Costa, Gerente da Epagri do município. “A EPAGRI está auxiliamos na orientação, implantação e financiamento de projetos para irrigação de lavouras e pastagens. Também com linhas de crédito subsidiada pelo governo de SC.

Desta forma a Epagri está atendendo as famílias, orientando o armazenamento de águas, (ampliação e construção de açudes, cisternas) através do programa irrigar. Nesse programa também podem ser financiados a construção de poços. No programa irrigar o governo de SC reembolsa 4,5% dos juros, no limite de 30.000,00 com prazo de até 8 anos.

Maiores informações destes programas ou de outras atividades desenvolvidas pela EPAGRI em Orleans, entrar em contato e agendar seu atendimento pelos telefones 48- 36319301 (WhatsApp) ou 48- 36319302 ou 48- 3631-9303 no horário das 8:00 às 12:00 h e 13:30 às 17:30 h.

Por Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-