Neste mês de agosto, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça celebra o primeiro aniversário de uma importante iniciativa de saúde: o atendimento domiciliar de pacientes com feridas agudas e crônicas de maior complexidade, feito por enfermeiras especializadas. A iniciativa, além do atendimento, fornece os insumos necessários para os curativos de alta complexidade, considerados de alto custo, e tem trazido resultados concretos na recuperação de pacientes, além de ganhar reconhecimento de profissionais de saúde da região.
Atualmente, o serviço especializado realiza em média 6 atendimentos por dia, somando cerca de 130 por mês. Apenas entre janeiro e julho deste ano, foram realizados mais de 800 atendimentos, números que reforçam a demanda e a importância de manter e expandir esse cuidado. No período, foram aplicados cerca de R$ 10 mil em coberturas especiais, que aceleram o processo de cicatrização e reduzem complicações. O uso de laserterapia, também oferecido no município fumacense, tem se mostrado um diferencial importante no alívio da dor e na regeneração dos tecidos.
Aos 69 anos, Pedro Edezio Zanatta, é um dos pacientes do atendimento para curativos de alta complexidade, acompanhado desde agosto de 2024, que segue em tratamento e já comemora a melhora alcançada. “Foi uma graça de Deus, foi melhorando cada vez mais o meu pé e fui muito bem tratado. Eu agradeço demais as enfermeiras, pareciam da família de tão queridas e elas caprichavam, também a médica e a secretaria de Saúde. Obrigada por tudo”.
Os benefícios da iniciativa também são comemorados até mesmo pelo paciente que ingressaram a pouco tempo no programa. “Tem um mês que ele faz os curativos e está sendo muito bem feito, foi elogiado muito pelo médico vascular. Com o tempo foi evoluindo muito e eu acredito que agora a gente já esteja na reta final para fechar as feridas”. Além dos curativos feitos, a atenção e prestatividade da equipe também são enaltecidas. “Está sendo muito bem feito e está sendo eficaz para a recuperação do pai. Elas são sempre muito atenciosas e estão de parabéns”, pontua Joelma Alano de Pieri de Souza, filha do senhor Divino Damian de Pieri, de 63 anos.
A secretária de Saúde fumacense, Lucelane de Souza Antunes, explica que desde o início do projeto, o foco tem sido oferecer um tratamento humanizado e eficiente para casos que exigem maior atenção, como pé diabético, úlceras por pressão, úlceras varicosas, feridas pós-amputação e outras lesões de difícil cicatrização. Para isso, o município tem investido de forma consistente em insumos de alto padrão e tecnologia avançada. “Essa estrutura é essencial para garantir um cuidado de excelência e evitar agravamentos que poderiam levar até à hospitalização. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”.
O modelo adotado pelo município tem sido elogiado por profissionais da saúde da região, que reconhecem a estrutura, o uso de materiais avançados e o impacto positivo na vida dos pacientes. “É com muito orgulho que celebramos os resultados deste serviço que tem transformado a vida dos fumacenses. Investir em saúde é investir em dignidade, e nosso compromisso sempre foi oferecer o melhor para a população. Sabemos o quanto as feridas complexas afetam não só o corpo, mas a autoestima e a mobilidade dos pacientes. Por isso, seguimos firmes, investindo em tecnologia, profissionais qualificados e cuidado humanizado”, afirma o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
O compromisso com o bem-estar da população tem colocado o município como referência no tratamento de feridas complexas. “Com esse serviço, conseguimos atender diariamente casos que, sem esse cuidado, poderiam evoluir para internações ou amputações. É um trabalho técnico, delicado e contínuo, que envolve não só o atendimento, mas também a escuta, o acolhimento e o acompanhamento. Cada ferida que cicatriza é uma vitória da saúde pública fumacense”, explica a chefe de Departamento de Atenção Primária da Saúde do município, Francine da Soller Teixeira.
Colaboração: Fernanda de Maman