Estudantes da 4ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) estiveram na comunidade da Coloninha, em Orleans, para execução do Projeto de Extensão “Preparar para Proteger”. A atividade teve como foco a prevenção e conscientização sobre os efeitos dos desastres naturais na saúde mental, especialmente entre crianças e adolescentes.
O projeto quer promover a conscientização e o cuidado comunitário na prevenção de desastres, divulgando orientações a respeito de segurança e proteção voltadas não só para as famílias, mas principalmente para crianças e adolescentes e famílias. O projeto ainda trabalha a ampliação do acesso à informação por meio de redes sociais e ações educativas junto às comunidades ribeirinhas.
Conforme o professor responsável pelo projeto, Rodrigo Moraes Kruel, o projeto surgiu a partir da percepção da turma sobre a importância de ações preventivas frente aos desastres naturais, cujos impactos emocionais e sociais têm sido cada vez mais discutidos na área da psicologia. A iniciativa quer aproximar a comunidade de práticas acessíveis, que podem salvar vidas e contribuir para o fortalecimento do cuidado coletivo.
Para o professor no projeto Rodrigo, a atividade foi essencial para integrar teoria e prática, além de reforçar o papel social da psicologia. “O projeto mostrou aos estudantes como a atuação do psicólogo pode fazer a diferença em contextos de vulnerabilidade. Fortalecer os vínculos com a comunidade e incentivar uma cultura de prevenção são caminhos fundamentais”, destacou.
A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Orleans.
Por Antonio Roseng: Assessor de Comunicação / Unibave































