Uma noite para celebrar, homenagear e dar posse a novos acadêmicos, além do lançamento de livros, assim foi o 43º aniversário da Academia Orleanense de Letras (ACOL).
O evento aconteceu no Galeano Zomer no dia 7 de setembro, data do aniversário da academia, e teve início às 19 horas. Contou com a presença de um grande número de pessoas, entre elas autoridades locais e membros de outras academias do estado.
O presidente Antônio Dias André, o Geada, comentou que o evento comemorativo teve como objetivo oportunizar à comunidade o conhecimento do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos em prol da cultura do município.
O prefeito Jorge Koch ressaltou que, com a própria sede, o ACOL poderá preservar seus arquivos e proporcionar mais comodidade aos seus membros.
Durante a posse dos novos acadêmicos, conduzidos por seus padrinhos, a nova acadêmica Andréa Andrade Alves Debiasi foi apresentada por Luiz Carminatti e Vanderlei Donizete Batista por sua madrinha Sueli Tereza Mazzucco Mazzurana.
O lançamento do livro “Fauna e Flora da Nossa Região”, escrito pelos acadêmicos, foi um momento especial da noite, que contou com a magia das melodias do maestro Paulovik Pizzolatti Debiasi e sua banda, Banda Estrela do Oriente.
Atualmente fazem parte da Academia os membros Sueli Tereza Mazzucco Mazzurana, Valdemar Muraro Mazzurana, Luiz Carminatti, Antônio Dias André, Edson Spricigo, Luiza L. Bressan Costa e Pedro Zomer Juncklos, além dos novos acadêmicos Andréa Andrade Alves Debiasi e Vanderlei Donizete Batista (índio).
A ACOL de Orleans é a segunda academia mais antiga do Estado de Santa Catarina e possui diversos títulos publicados. É importante frisar que, ao longo da trajetória da ACOL, muitos deixaram seu legado para a cultura orleanense. Com o lema “Escrever Sempre”, no dia 7 de setembro de 1981, nascia a Academia Orleanense de Letras, justamente no aniversário de João Valério Bússolo. Nesse dia, a cidade acendeu a chama do Movimento Cultural local, com a primeira reunião realizada no Jardim de Infância Alice Verani.
Estavam presentes, na oportunidade, as seguintes pessoas: João Valério Bússolo, Padre Cornélio Dall’Alba, Aida Salvador, Karla Pickler Cunha, Alcione Damásio Cardoso, Maria Beatriz Sandrini Mello, Ângela Aparecida Ricardo Souza, Sueli Tereza Mazzucco Mazzurana, Valdemar Muraro Mazzurana, Geraldo Zanini, Alice Ester Sandrini, Luiza Aparecida Veran, Luiz Carminatti e Airton Murarolli.
Com isso, nasceu a primeira diretoria que iria administrar a Academia, sendo escolhidos: Presidente João Valério Bússolo, Vice-Presidente Alcione Damásio Cardoso, Primeira Secretária Ângela Aparecida Ricardo Souza, Segunda Secretária Karla Pickler Cunha, Primeira Tesoureira Maria Beatriz Sandrini e Segunda Tesoureira Luiza Aparecida Veran.