Mais de 2400 procedimentos de saúdes foram liberados nesta quinta-feira, 01, pela Secretaria Municipal de Saúde através do programa A Fila Anda.
Nessa edição acontece a maior liberação de procedimentos da saúde da história de Braço do Norte, sendo que desses, 2334 são de responsabilidade do Estado e 97 do Município. “Chamamos a responsabilidade para Município, mesmo cientes de que mais de 2.300 procedimentos são do Estado. As pessoas precisam desses procedimentos, alguns represados pelo Estado há mais de um ano”, ressaltou o prefeito, Beto Kuerten Marcelino.
Na abertura, que contou com mais de mil pacientes, o prefeito, explicou como surgiu o programa pioneiro. “Em 2017 percebemos a necessidade de acelerar a fila de procedimentos que estavam parados, fazendo assim o primeiro A Fila Anda, com 450 exames, cirurgias e consultas que aguardavam desde 2015 e 2016. Em 2018 demos continuidade ao programa, com 676 procedimentos. Em 2019 e 2020, com a pandemia, não tivemos como executar o programa. Já em 2021 foram mais 202 intervenções e agora zeramos a fila com 2.431 procedimentos”, comemora.
Beto fez questão de agradecer a toda equipe da Secretaria da Saúde. “Em nome dos secretários Sérgio Arent e Deisy Mattei, quero agradecer essa equipe incrível que há dias está se dedicando, organizando cada detalhe, para que cada paciente saia com o dia, a hora, local e prestador de serviço agendados”.
O vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, o presidente da Câmara, Rogério Uliano Rohden (Timeca), e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Régis Barbosa da Silva, também participaram do ato. O ato contou com a apresentação do Coral Vozes de Anjo – Água da Serra da Asacad.