Hoje, a Quarta-Feira de Cinzas dá inicio à Quaresma, período que antecede a Páscoa. Também a partir de hoje tem início a Campanha da Fraternidade, que neste ano será ecumênica e tem como tema “Fraternidade e Diálogo, um compromisso de amor.
A quaresma, para nós, católicos, é um tempo especial em que nos preparamos para a festa da Páscoa, que é a mais importante no mundo cristão, é o fundamento da fé cristã.
A Quaresma tem início hoje, na Quarta-Feira de Cinzas, e vai até o Domingo de Ramos, que é quando tem início a Semana Santa. É o momento que nós meditamos todos os dias a vida de Jesus, suas últimas atitudes, suas últimas vivências, e procuramos nos aproximar Dele, seja na dor ou na alegria da ressurreição.
Em Orleans, três missas acontecem no decorrer do dia – ás 08:00hs, 15:00 hs e ás 20:00hs, na Igreja Matriz Santa Otília.
Campanha da Fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente nesta quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade de 2021, com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) abrem, na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, a quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). A abertura ocorrerá de forma simbólica e virtual com a divulgação de um vídeo com pronunciamentos de representantes das Igrejas que compõem o Conic.
No texto-base que detalha a iniciativa, a CNBB faz críticas relacionadas aos seguintes temas:
- “Negação da ciência” durante a pandemia de Covid-19;
- Atuação do governo federal no combate ao coronavírus;
- Igrejas que não respeitaram o distanciamento social;
- A “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+.
A campanha da fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB.