O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, acompanhado pelo secretário da entidade e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, e pelo 2º secretário da Afubra, Adriano da Cunha, participARAM na tarde da última quinta-feira, 27 de agosto, de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Por meio de videoconferência, o encontro reuniu parlamentares catarinenses, lideranças e representantes de empresas fumageiras para debater questões sobre o setor tabaco. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Altair Silva e contou com o apoio da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual José Milton Scheffer.
Em seu pronunciamento, Benício Albano Werner disse que a Afubra vem fazendo pressão sobre as empresas fumageiras para que estas comprem toda a produção de tabaco. Werner também sugeriu a criação de um órgão neutro, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com apoio dos três estados do Sul, que possa, dentro das empresas, no momento da comercialização, classificar o tabaco.
Ficam como encaminhamentos, a instalação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores e Produtoras do Tabaco, o incentivo ao combate ao contrabando e o mercado ilegal de cigarros, o estímulo a implementação de Cadec (Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação de Integração) em cada Estado, e a ampliação da fiscalização do cumprimento da Lei 13.288/2016 (Lei da Integração).
Para o presidente da Afubra, participar dessas discussões promovem um diálogo e um conhecimento do que os fumicultores enfrentam. “A Afubra já havia participado de audiências públicas no Rio Grande do Sul e Paraná e, agora, também, em Santa Catarina. Isso é muito positivo, pois conseguimos mostrar números e falar sobre os problemas que o setor enfrenta”.
Por Luciana Jost Radtke – Afubra