Com o objetivo de aplicar uma metodologia de avaliação e gerenciamento de riscos à saúde de modo continuado no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em São Ludgero desde o manancial até o consumidor final, bem como estabelecer um conjunto de ações para prevenir contaminações, riscos, registrar informações, recuperar danos, fazer investigações e desenvolver trabalhos preventivos garantindo o acesso a água segura à população o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) apresentará o Plano de Segurança da Água (PSA) na quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 8h30min, no Auditório da Autarquia Municipal, para entidades, representantes e comunidade em geral.
O Plano possui um total de 69 páginas e recebeu apoio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para elaboração, através da Superintendência de Santa Catarina, a partir do ano de 2016. Uma equipe foi formada para colocar em prática todas as etapas de elaboração. Atualmente, o Samae possui cinco captações de água, sendo quatro na comunidade do Bom Retiro e uma no Rio Pinheiros. Dentro do plano também existe como parte integrante o Plano de Emergência e Contingência (PEC) com a finalidade de atuar nas situações excepcionais e imprevisíveis, a exemplo de desastres naturais, enchentes, longos períodos de estiagem, contaminação acidental e proposital, entre outros que de algum modo, colocam em risco a operação do sistema.
É importante estabelecer que após a implantação do PSA e do PEC, existe uma necessidade de avaliação constante com possibilidades de alterações de procedimentos para melhor aplicabilidade.
A Diretora do Samae, Judite Peters Schurohff, pontua que a existência de um Plano de Segurança da Água (PSA) oportunizou um conhecimento mais aprofundado do sistema de abastecimento de água, o reconhecimento das limitações e deficiências, para ações futuras de gestão. “O Plano é uma ferramenta, que se utilizado de maneira correta, trará inúmeros benefícios para operação e gestão do sistema municipal da água”, revela.
Equipe que desenvolveu o Plano de Segurança da Água (PSA) com apoio técnico da Funasa e do Cisam-Sul:
– Ricardo H. Venâncio
– Elton Peters
– Franciele Duarte
– Rodrigo Da Silva Schmoeller
– Egídio Peters
– Judite Peters Schurohff
– Patrick Mendes Berto – Cisam-Sul
– Angela Rosso – Funasa
Crédito de Fotos: Arquivo Samae
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/ Assessor de Comunicação
Município de São Ludgero