Por volta das 21 horas dessa quinta-feira (24) a guarnição (PM) realizou atendimento a recém-nascido que havia se afogado no bairro Conde D’Eu, em Orleans.
A guarnição estava no pelotão de Orleans, momento que ouviu a atendente da Central numa ligação onde uma criança estava se afogando. Prontamente, a guarnição questionou o local que se encontrava a criança e seus responsáveis, deslocando em prioridade para realizar o atendimento na tentativa de salvar o menino, enquanto a atendente da Central passava os primeiros procedimentos de desobstrução das vias aéreas.
Chegando ao local, a guarnição recebeu o recém-nascido com aspectos de engasgamento e com o rosto totalmente inchado. Que neste momento os policiais pegaram o bebê e começaram a realizar a “Manobra de Henrich”. Que depois de realizada a manobra o bebê voltou a respirar levemente.
O primeiro atendimento foi realizado pela soldado Mireli ainda por telefone e a guarnição composta pelos solados Inácio e Thiago se deslocaram até a residência da família.
Aproximadamente 2 minutos depois chegou à equipe do SAMU e então os policiais entregaram o bebê respirando com dificuldades, porém o mesmo ainda se encontrava sonolento devido à força ao tentar respirar novamente. A equipe do SAMU deslocou até a Fundação Hospitalar Santa Otília, para realizar o melhor atendimento do recém-nascido. Foi conversado com a mãe do recém-nascido, no qual foi realizado o atendimento. A central realizou o acionamento do Corpo de Bombeiros via rádio para deslocar ao local.
Confira algumas orientações da Polícia Militar em casos de engasgamentos.
1. Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;
2. Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
3. As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
4. Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
5. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;
6. O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.