3 julho 2025 - 4:16
- Anúncio -

Prêmio recebido do Instituto Trata Brasil coloca São Ludgero entre os mais eficientes do país no tratamento do esgoto doméstico

Prêmio recebido do Instituto Trata Brasil coloca São Ludgero entre os mais eficientes do país no tratamento do esgoto doméstico

São Ludgero recebeu na terça-feira, 17 de setembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), em Piracicaba (SP), durante o evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico 2019”, promovido pelo renomado Instituto Trata Brasil, premiação que reconhece nacionalmente a eficiência do município no tratamento do esgoto doméstico nas áreas urbana e rural.

     Durante o painel “Casos de sucesso em coleta e tratamento de esgoto – Cidades de médio e pequeno porte”, a Diretora Geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Ludgero (Samae), Judite Peters  Schurohff, enfatizou que o tratamento do esgoto é uma visão, decisão e compromisso da gestão pública com a qualidade de vida das famílias. Ela pontuou os empenhos realizados e as participações, parcerias, para que o município alcançasse o êxito e a abrangência através do projeto “São Ludgero 100% Esgoto Doméstico Tratado nas áreas Urbana e Rural”. Explicou que vários desafios foram superados e que os trabalhos seguem em ambos os perímetros. Ressaltou a importância do Instituto abrir a oportunidade aos municípios menores do Brasil paraa apresentarem suas boas práticas e debaterem o assunto.

       Vários temas pontuais sobre tratamento do esgoto foram abordados. Judite e o Assessor de Comunicação de São Ludgero, jornalista Bertoldo Kirchner Weber, representantes da cidade no evento, entregaram um ofício ao presidente do Instituto Trata Brasil, Édson Carlos, solicitando apoio e empenho junto ao Governo Federal para que os Sistemas Individuais de Tratamento (SITs) eficientes sejam considerados e aceitos pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento (Snis).

    A história do tratamento do esgoto doméstico em São Ludgero iniciou em 1988 quando o poder público municipal solicitou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apoio para elaboração do projeto para coleta e tratamento do esgoto sanitário no perímetro urbano e, posteriormente, o aporte de recursos na implantação do sistema. Mais tarde, em meados de 2006 já com 98% do perímetro urbano com coleta e tratamento, com um anseio das comunidades de Bom Retiro e do Mar Grosso,  beneficiadas pelo do Projeto Microbacias  do Governo do Estado, através da Epagri,  e do interesse do Samae que capta  água na localidade de Bom Retiro, começou-se a investir no tratamento de esgoto doméstico na área rural, com o intuito de melhorar a qualidade da água utilizada pelas famílias rurais e  também da água para abastecimento  público. Em  2011, através de um projeto de lei autorizando  a doação de Sistemas Individuais de Tratamento (SITs) pela Prefeitura Municipal, o projeto foi sendo expandido  para outras comunidades. Em 2015, já com 50% do esgoto tratado na área rural, através de uma decisão de gestão tomada pelo então prefeito Volnei Weber e pelo hoje prefeito Ibaneis Lembeck, de chegar ao  100% do tratamento de esgoto sanitário (urbano e rural), a meta foi  lançada e com o esforço conjunto de várias mãos a exemplo do Samae, Prefeitura e suas Secretariais,  Epagri, o êxito foi alcançado em março de 2018, no Dia Mundial da Água.

       O objetivo do Instituto Trata Brasil com o evento e a premiação é valorizar os esforços das cidades que investem constantemente para garantir esses serviços básicos para população, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Bertoldo Kirchner Weber

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-