Esteve presente na Sessão Legislativa da Câmara de Vereadores de Orleans, nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, o Diretor da Defesa Civil Municipal, Alan Andrade Firmiano, Engenheiro Ambiental Sanitarista. A convocação foi oficializada através do Requerimento nº 0024/2026, de autoria do vereador Murilo Oliveira Hoffmann.
A presença do diretor no Poder Legislativo tem como objetivo prestar esclarecimentos detalhados aos vereadores e à população sobre as ações mitigadoras, medidas preventivas e providências adotadas pelo órgão em decorrência das chuvas intensas associadas ao fenômeno El Niño. A prestação de contas na tribuna garante transparência sobre a aplicação de recursos e a capacidade de pronta resposta do município diante do cenário meteorológico.
Alan Andrade Firmiano atua na Defesa Civil do município, auxiliando na pasta de desassoreamento que está sendo realizada até meados de dezembro de 2026, em áreas que foram mapeadas segundo cartas de inundação (enxurrada). Ele explica como funcionam as cartas e como são feitos os mapeados pelas quais são observados onde há mais probabilidade de inundação e alagamentos.
Todo mapeamento é feito utilizando drone. As comunidades onde foram dados prioridades segundo solicitação feita por esta casa foram, Alto Paraná, João de Barro devido a declividade, onde há maior incidência de deslizamentos. os bairros Coloninha, Rio Belo, Oratório e Corridas, também foram analisados as partes de inundação, alagamento e deslizamentos devido às chuvas intensas, comenta ele.
Na ordem do dia apenas uma indicação
A indicação nº. 0165/2026 – Murilo Oliveira Hoffmann – solicita ao Poder Executivo Municipal que elabore projeto, estudos técnicos e demais providências necessárias visando à implantação de um trevo ou dispositivo adequado de acesso à comunidade de Oratório, junto à Rodovia SC-390, no Município de Orleans.
























