A obra audiovisual foi produzida em novembro de 2025 de forma simples, com um celular e a participação de alunos e professores em diferentes etapas. O curta conta a história de uma menina com síndrome de Down que observa um menino cadeirante do outro lado da rua e começa a se perguntar como é a vida dele, até que sua mãe a leva para conhecê-lo e desse encontro nasce uma linda amizade.
“É uma história sobre a inclusão, respeito e sobre a importância de conhecer o outro, sem deixar que as diferenças criem barreiras”, ressalta a professora de Artes, Rosimeiri Silveira Nandi de Bitencourt, uma das responsáveis pelo curta-metragem.
De acordo com a profissional, o objetivo dessa produção foi proporcionar aos educandos uma vivência artística diferente do que eles estão acostumados. “Foi uma experiência muito rica, onde os alunos participaram praticamente de todo o processo, cada um dentro de suas possibilidades”, destaca Rosimeiri.
Além da especialista em artes, a produção também contou com o apoio das professoras Josane Burato Clezar e Adriana Silva Melo.
Festival Nossa Arte, das APAEs de Santa Catarina
O conteúdo audiovisual já foi apresentado na etapa regional do Festival Nossa Arte, no início deste ano, e agora vai para a etapa estadual, buscando a premiação. “Será um momento lindo, que irá proporcionar para os educandos momentos de interação, socialização, reconhecimento, inclusão e muita amizade”, destaca a professora.
Segundo ela, a arte contribui de forma significativa para o desenvolvimento da autonomia e expressão dos educandos, pois eles mostram suas habilidades, sentimentos, ideias e potencialidades. “Esse é momento de celebração da vida, dos talentos e das potencialidades das pessoas com deficiência. Realizar mais uma edição desse evento significa reafirmar nosso compromisso com a inclusão, a valorização humana e o direito à cultura e à expressão artística”, completa a coordenadora pedagógica da Apae, Daiane Rodrigues Rezende Rubbo.
























