A rede municipal de ensino de São Ludgero tem grandes motivos para celebrar. Os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) confirmam um avanço expressivo e uma retomada consistente na qualidade da educação oferecida às crianças e adolescentes da cidade. Em uma análise histórica que compreende as últimas duas décadas, o município registrou um salto extraordinário: passou da nota 4,0, em 2005, para 6,5 no ano de 2025. Este avanço de 2,5 pontos representa um crescimento expressivo de 62,5% nos indicadores educacionais locais.
A trajetória do índice ilustra o trabalho contínuo das equipes pedagógicas. O índice apresentou uma queda, registrando 6,2 em 2021 e 6,1 em 2023. No entanto, os resultados de 2025 atestam a força e a resiliência da rede municipal: com a nota 6,5, a cidade recuperou 0,4 ponto em relação à última avaliação, retornando aos patamares elevados.
A secretária de Educação, Valneide Pereira Covre, comemora os resultados e destaca o trabalho de toda a comunidade escolar. “A evolução desse índice é de uma importância imensurável para nós. Ela não é apenas um número, mas a comprovação de que as nossas estratégias pedagógicas, a dedicação diária dos nossos professores e o empenho das famílias estão no caminho certo. Superamos um período de pandemia que foi muito desafiador para a educação no mundo todo, e essa retomada forte para a nota 6,5 prova que a nossa rede tem estrutura e foco para garantir a melhor aprendizagem possível aos nossos alunos”, avalia a secretária.
O prefeito Paulinho Lorenzetti também não esconde o orgulho com a confirmação do avanço, reforçando a visão estratégica de sua administração. “Ver a nossa educação crescendo 62,5% e recuperando toda a sua força nos enche de orgulho. Isso demonstra, na prática, a extrema importância de se investir massivamente em estrutura, merenda de qualidade e na capacitação dos nossos profissionais. Em nossa gestão, a educação é e sempre será tratada como prioridade máxima, pois é a única ferramenta capaz de transformar vidas e construir o futuro da nossa cidade”, enfatiza o prefeito.
















