As acadêmicas da 6ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizaram, nesta terça-feira (03/12), uma visita técnica ao Presídio Feminino de Criciúma. A atividade, busca proporcionar uma experiência prática com foco na formação humanística e social, faz parte do cronograma da disciplina de Pedagogia Não Escolar, orientada pela professora e coordenadora do curso, Miryan Cruz Debiasi.
O objetivo, conforme a professora, foi ampliar o olhar das futuras pedagogas a respeito da atuação profissional em espaços não escolares, como instituições prisionais, onde também ocorrem processos educativos e ações de gestão pedagógica.
O grupo foi recepcionado pela equipe do presídio e acompanhado pela chefe de segurança, Shane Zin Brillinger, que apresentou a estrutura da unidade, que atualmente abriga 397 mulheres, sua rotina de segurança e aspectos da gestão interna. A vivência permitiu às estudantes compreenderem melhor a complexidade do sistema prisional e a importância de políticas públicas voltadas à educação e ressocialização dessas mulheres.
Conforme Miryan, a atividade reforça a proposta do curso de Pedagogia do Unibave em formar profissionais conscientes de seu papel social, preparados para atuar em diferentes contextos. “Nosso compromisso é com uma formação que ultrapasse os muros da escola e dialogue com a realidade. Foi uma experiência enriquecedora, tanto no aspecto humano quanto na ampliação do campo de atuação das pedagogas”, destacou.
Por Antonio Roseng: Assessor de Comunicação / Unibave





























