2 dezembro 2025 - 9:50
- Anúncio -

Luciano Candemil adentra novo oceano sonoro com lançamento do EP A Porta do Mar

Novo trabalho autoral do músico tem participações especiais e é construído, sobretudo, sobre arranjos com estrutura que parte do universo da percussão

O suingue dos ritmos que caracterizam a música afro-baiana fica evidente logo nos primeiros acordes do novo EP de Luciano Candemil, Um Sonho Para Toda Vida. Resultado de alguns anos de aproximação do músico com essa linhagem da música com raízes na cultura afro-diaspórica, com idas frequentes à Bahia para pesquisas e imersões. Composto por cinco canções com letras assinadas pelo percussionista, o EP traz participações especiais e acaba de ser lançado em todas as plataformas digitais e pode ser conferido aqui: http://tratore.ffm.to/6vkxxv9.

Em seu terceiro EP, Candemil propõe reflexões atravessadas pela sua trajetória musical, sua visão enquanto cidadão, seu histórico de pesquisa sobre os ritmos de matriz africana e suas vivências, carregadas de ancestralidade. Com arranjos que têm a percussão como ponto de partida, as canções proporcionam um entrelaçamento entre a potência dos tambores e a sensibilidade de um compositor atento à realidade em que está imerso. Por outro lado, a presença das guitarras características do rock estabelece uma conexão com o cenário musical catarinense, onde o artista vive e atua.

Luciano Candemil comenta a importância da música baiana para a sua produção autoral e a mescla com outras referências. “Já faz algum tempo que tenho produzido meus trabalhos nesta linha. Essa influência vem muito da minha experiência como percussionista, da minha bagagem de pesquisa e do meu gosto por essa musicalidade. A gente bebe na fonte dos blocos afro, como Timbalada, Ilê Aiyê, Olodum, mas esse EP se aproxima muito da linguagem da MPB, com uma pegada mais melódica”, pondera.

A produção é assinada, novamente, por Alexandre Siquera, com quem Candemil tem construído uma parceria já há alguns anos. O entrosamento da dupla é traduzido na construção singular dos arranjos, cujo ponto de partida se dá, quase sempre, pela parte percussiva das músicas, o que é, em certa medida, incomum. Dando voz às canções, além de Luciano Candemil, o EP tem as participações especiais da cantora Aline Vieira, na faixa-título, e o DJ Deco, em Sem Tempo.

A realização do EP Sonho Para Toda Vida é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 015/2024, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).

Ficha técnica:
Direção Artística: Luciano Candemil;
Produção Musical: Alexandre Siquera;
Arranjos: Alexandre Siquera e Luciano Candemil;
Voz e Percussão: Luciano Candemil;
Mixagem e masterização: Alexandre Siquera;
Bateria: Alexandre Macuco (Macuco Batera);
Contrabaixo: Duda Cordeiro;
Guitarra, Violões, Teclado (Efeitos de textura) e Backing vocal: Alexandre Siquera;
Violão: Juan Manuel Perez (faixa M’Água);
Cantor convidado: DJ Deco na faixa Sem Tempo;
Cantora convidada: Aline Vieira na faixa A Porta do Mar;
Gravado no Giant Steps Estúdio, em Balneário Camboriú (SC), em agosto de 2025;
Capa: Maria Fernanda d’Ávila.

Luciano Candemil adentra novo oceano sonoro com lançamento do EP A Porta do Mar
Capa: Maria Fernanda d’Ávila.

Colaboração: Thiago Furtado

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-

Natal 2025