24 novembro 2025 - 4:28
- Anúncio -

Erechim decreta situação de emergência após forte chuva de granizo

A Prefeitura de Erechim decretou, neste domingo, dia 23, situação de emergência em todo o município, após uma forte chuva de granizo atingir a cidade por volta das 16h30, causando estragos em residências, escolas, unidades de saúde, veículos, ruas e edificações privadas. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações imediatas de assistência humanitária e reconstrução das áreas afetadas.

Conforme a prefeitura, até a última atualização, mais de 4,5 mil imóveis teriam sido atingidos pelo mau tempo, afetando cerca de 17 mil pessoas em toda a cidade. Ainda de acordo com a administração, 76 pessoas também ficaram feridas com a siatuação.

As aulas das mais de 30 escolas municipais, estaduais e privadas foram suspensas nesta segunda-feira, dia 24, em razão dos danos estruturais causados nas unidades.

Com o apoio da Defesa Civil do Estado, presente no município, o grupo de trabalho foi estruturado no formato de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), tendo como comandante o prefeito Paulo Pólis e chefe de Operações o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Vagner Manica.

Ainda durante o domingo, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, se deslocou para Erechim, assim como equipes do Departamento de Gestão de Desastres e da 2ª Coordenadoria Regional, sediada em Passo Fundo. O Centro Logístico da Defesa Civil enviou ao local caminhões com lonas, telhas e cestas básicas.

No início da manhã desta segunda-feira,24,  foi realizada uma reunião operacional, onde foram delimitados como objetivos prioritários a realização de vistorias aos prédios públicos (hospital, Unidades Básicas de Saúde e escolas) para delimitação dos danos, além da estruturação de equipes para vistoria aos bairros mais atingidos e cadastramento da população que deverá receber auxílio.

Atendimento em Saúde

A Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS) – antiga UPA, na Rua Alemanha, 985 – está aberta e manterá atendimento reforçado no Pronto Atendimento até às 23 horas, priorizando casos de ferimentos ocasionados pelo evento climático.

O Hospital Santa Terezinha informa que, devido às intercorrências causadas pela tempestade em parte dos leitos de internação, as cirurgias eletivas desta segunda-feira (24) estão suspensas. Somente casos de extrema urgência devem ser encaminhados à instituição neste momento. Nesta segunda (24), o hospital não vai atender pacientes de menor gravidade, que são classificados como ficha azul, para poder priorizar os que mais precisam.

Distribuição de lonas

Para auxiliar as famílias com residências danificadas, a população pode retirar lonas emergenciais nos seguintes pontos:

📍 GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência – Av. Caldas Júnior, 597 – Três Vendas
(O local ficará aberto para atendimento à noite toda)

📍 Corpo de Bombeiros – Praça Jayme Lago, 111 – Centro

📍 Brigada Militar – Av. Amintas Maciel, 875 – Centro

Fonte: Defesa Civil RS e Oeste MAis

Erechim decreta situação de emergência após forte chuva de granizo
(Foto: Redes Sociais/Rádio A Voz Erechim)
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-