12 novembro 2025 - 11:34
- Anúncio -

Aos 14 anos, catarinense Clara Coura vence a primeira partida profissional no Criciúma Open de Tênis

Luiza Fullana, principal favorita ao título, também estreia com vitória nas quadras do Mampituba

A catarinense Clara Coura foi a grande surpresa do dia no Criciúma Open de Tênis – Comemoração do Centenário. Aos 14 anos recém-completos, ela venceu Daniela Teodoro Souza por 6/2 6/3 e garantiu sua primeira vitória em um torneio profissional. O resultado coloca a jovem promessa entre as brasileiras mais precoces a vencer no circuito: Clara é a segunda mais jovem a conseguir o feito, atrás apenas de Bia Haddad Maia, que venceu sua primeira partida profissional em 2010, aos 14 anos e um dia. Clara tem 14 anos e 20 dias.

“Achei muito chique isso! Perco só para a Bia? Que demais!”, sorriu Clara que faz parte da equipe do Mampituba/FME Criciúma. “Foi um jogo duro, a Daniela joga bem. Achei que estaria mais nervosa, mas consegui me soltar e jogar bem”.

Fã declarada de Naná Silva, completou: “Eu me inspiro na Naná. Todo mundo é fã dela, é uma baita jogadora.”

Principal favorita ao título, a brasileira Luiza Fullana também estreou com vitória na chave principal. Ela derrotou Letícia Vidal por 6/2 6/0 e confirmou o bom momento na temporada. Depois de um ano conturbado, com mudanças de país e de locais de treino, Fullana voltou a se estabilizar no Brasil. Ex-aluna da Universidade de Charleston Southern, nos Estados Unidos, ela passou uma temporada na Espanha e agora treina em Brasília, no polo da ADK/Play Tennis, onde voltou a morar com os pais.

“É preciso se adaptar novamente à rotina com a família e o irmão menor (risos), mas é uma bênção ter meus pais comigo. Estou mais madura do que quando saí, então está tudo bem e estou feliz com minhas escolhas. Tenho gostado muito dos treinos em Brasília. O Mário Mendonça é meu principal treinador e, nas viagens, sou acompanhada por quem estiver com a equipe da ADK”, explicou Fullana.

Entre os jogos masculinos, Eduardo Ribeiro (BRA) venceu Eugênio Almeida Jr. (BRA) por duplo 6/3, e Nicolas Zanelato (BRA) superou João Loureiro (BRA) por 6/2 3/6 6/3.

“Acho que estou bem perto do meu melhor tênis. Essa volta foi um pouco difícil, ainda estou oscilando, mas estou muito próximo do meu melhor nível”, avaliou Zanelato.

A rodada desta terça-feira ainda conta com 15 jogos programados. O torneio segue até domingo, nas quadras de saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, com entrada gratuita para o público.

A FME de Criciúma, a Levve Ortopedia, a URC – Diagnósticos por imagem, o Hospital São José e Unesc são parceiras da equipe de tênis do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Serviço:

Criciúma Open de Tênis Profissional – Comemoração do Centenário

ITF M15 e ITF W15

Data: 09 a 16/11

Local: Sociedade Recreativa Mampituba – Sede Campestre
SC-446, 4 – São Simão, Criciúma – SC

O Criciúma Open de Tênis Profissional – Masculino & Feminino, evento de Comemoração do Centenário da cidade de Criciúma, conta com o Patrocínio de Prefeitura de Criciúma, Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Banco BRB, Engie e Santos Brasil. O Evento faz parte do circuito internacional – ITF World Tennis Tour, W15 & M15 e conta com a chancela de Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis.

A Sociedade Recreativa Mampituba é a sede da competição.

O evento é uma realização da Try.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-