Planta com 233 orquídeas branca, criada a partir de sementes do Brasil, foi premiada no Festival Internacional da Orquídea em Tóquio, recebendo quase meio milhão de visitantes. As orquídeas cultivadas a partir de sementes brasileiras receberam o prêmio de segundo lugar, onde participantes de vinte países se reuniram para compartilhar conhecimentos e fascinação por esta flor especialmente delicada.
Milhares de japoneses lotaram todos os dias o estádio “Tokyo Dome” para ver e admirar essa flor, cuja perfeição é especialmente cortejada neste país. Cerca de 100 mil orquídeas de todas as cores, tipos e tamanhos, compostas pelas mais diversas formas, invadiram esse estádio gigante da capital japonesa, onde se celebra o Grande Prêmio da Orquídea do Japão desde 1991.
Uma das organizadoras do festival, explicou à Agência Efe que a orquídea é “a flor mais evoluída assim como o homem o é entre os animais”. “A orquídea é uma planta única, a mais avançada e a que possui maior variedade”, disse Terabuko, para quem estas flores são diferentes das rosas, “que sempre são simétricas e do mesmo tipo”.
A própria palavra orquídea tem uma conotação afrodisíaca, já que provém de palavra grega “orchis” (testículo), porque para os primeiros botânicos gregos a forma das espécies da região parecia com o órgão reprodutor masculino.
No Japão existem cerca de 2.500 variedades e mais de 35 mil no mundo – que para este concurso havia seis categorias: plantas individuais, por aromas, por estilo de composição, desenho, artístico (inclui fotografia, pinturas e outros) e orquídeas em miniatura.
Nesse festival, o primeiro prêmio foi dado ao dono de uma orquídea rosa chamada “Koizumi”, com sementes de Madagascar, mas criada no Japão e cuja peculiaridade eram seus quase três metros de altura.
As flores, fazem parte da Criação de Deus a exemplo de todos os outros seres vivos, ocupando uma escala evolutiva onde está inserido o princípio espiritual e é possível ser a orquídea, das flores a mais evoluída espiritualmente.
Vale a pena serem cuidadas e contempladas!
































