Oito acadêmicos do Unibave, sendo quatro do curso de Agronomia e quatro de Sistemas da Informação, estão participando de uma experiência internacional na Colômbia. A viagem é uma contrapartida ao intercâmbio anterior, quando estudantes colombianos visitaram o Unibave em setembro deste ano. Agora, é a vez dos alunos brasileiros conhecerem de perto a realidade do Instituto Tecnológico de Antioquia, em Medellín, onde permanecem até o dia 10.
A delegação é acompanhada pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Nacim Miguel Francisco Junior, pelo professor do curso de Agronomia, Henrique Belmonte Petry, e pelo secretário municipal de Agricultura de Orleans, Guilherme Matei Orbem.
Segundo o professor Nacim, a experiência proporciona uma vivência rica de troca e aprendizagem. “Essa é uma oportunidade única para conhecermos de perto o ecossistema de tecnologia e inovação da instituição, que é referência na América Latina. Temos o objetivo de fortalecer parcerias internacionais, trocar experiências e trazer novas ideias que contribuam com o nosso curso e com o desenvolvimento da nossa região”, destaca.
A acadêmica do curso de Sistemas da Informação, Rebeca Bublitz, conta que vive um momento especial. “Sei que essa é uma oportunidade única, que vai impulsionar não só a minha carreira, mas também a dos meus colegas. Como estudante de Sistemas, acredito que conhecer as tecnologias e práticas de outros países vai fazer toda a diferença na minha formação profissional”, relata.
Já para a estudante de Agronomia, Alice Hoff, o intercâmbio amplia os horizontes para além da sala de aula. “Acredito que essa experiência em grupo tornará o aprendizado ainda mais rico, permitindo que troquemos conhecimentos, vivências e aprendamos juntos sobre novas técnicas, práticas sustentáveis e realidades diferentes do campo. Essa vivência será fundamental para meu crescimento profissional e pessoal”, afirma.
Conforme o coordenador de internacionalização do Unibave, professor Ismael Dagostin, as tratativas entre as duas instituições começaram em junho e a ação reforça o compromisso do Unibave com uma formação conectada ao mundo e atenta às transformações da sociedade, da ciência e da tecnologia. “O intercâmbio também é mais uma oportunidade de ampliar redes de cooperação entre instituições de ensino e incentivar o protagonismo estudantil em ambientes multiculturais”, comenta o professor.
Por Antonio Roseng: Assessor de Comunicação / Unibave































