A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15/10), a Operação Gamba, com o objetivo de reprimir o crime de descaminho de mercadorias de origem estrangeira, especialmente vinhos e camarões, introduzidos clandestinamente no território nacional por meio da fronteira com a Argentina.
A ação contou com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis residenciais e comerciais localizados nas cidades de Dionísio Cerqueira/SC e Francisco Beltrão/PR. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares e outros elementos de interesse para a investigação.
As investigações tiveram início em fevereiro de 2024, após a apreensão de aproximadamente 2.000 kg de camarões e diversas garrafas de vinho argentino, transportados irregularmente em um caminhão, cujo condutor foi preso em flagrante.
Os crimes apurados na Operação Gamba são os de descaminho e associação criminosa. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise dos materiais apreendidos.
Comunicação Social da Polícia Federal em Chapecó/SC
gab.xap.sc@pf.gov.br | www.pf.gov.br