Com grande participação da comunidade, o Ônibus Lilás esteve em Morro da Fumaça nesta sexta-feira, 26 de setembro, levando informação, acolhimento e serviços essenciais de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação, promovida pelo Governo Municipal por meio da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, foi realizada no Paço Municipal Auzilio Frasson e movimentou a cidade ao longo da manhã e tarde. A presença do veículo itinerante da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) trouxe à população mais uma oportunidade de diálogo, escuta e orientação sobre direitos e mecanismos de proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade.
O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, destacou o papel da iniciativa na construção de uma cidade mais justa e segura. “É gratificante ver a adesão da nossa comunidade a um tema tão necessário. Eventos como esse mostram que quando o poder público atua junto com a população e os parceiros, conseguimos avançar na proteção e valorização da vida das mulheres”, afirmou o prefeito.
Para a coordenadora de Assistência Social de Morro da Fumaça, Saionara de Freitas, o sucesso do evento reforça o impacto positivo das políticas públicas voltadas à mulher. “A comunidade compareceu, participou e abraçou a causa. Isso mostra que estamos no caminho certo ao oferecer espaços de escuta, capacitação e desenvolvimento. É assim que construímos cidadania e segurança para todas”.
Durante o evento, além dos atendimentos prestados por equipes do Creas, Cras e da Saúde de Morro da Fumaça, os visitantes também participaram de rodas de conversa dos projetos “Vida” e “Autoconhecimento”, em parceria com o Sebrae, que trouxeram reflexões importantes sobre autoestima, empoderamento e rede de apoio.
Outro destaque do dia foi o bazar solidário promovido pela marca Clotho, iniciativa das jovens participantes da oficina de moda e empreendedorismo do Cras. Com peças criadas e confeccionadas pelas alunas, além de itens doados, o bazar teve grande movimentação, resultando em boas vendas e reconhecimento da iniciativa por parte dos visitantes. A Polícia Militar também marcou presença na ação por meio da Rede Catarina, iniciativa que atua diretamente na prevenção e no acompanhamento de mulheres vítimas de violência.