25 setembro 2025 - 5:58
- Anúncio -

Unibave/Febave completa 51 anos de fundação

A Fundação Educacional Barriga Verde (Febave) completa, nesta terça-feira (23), 51 anos de fundação. Além da Febave, duas mantidas também celebram aniversário: o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), com 27 anos, e o Colégio Unibave, que chega aos 37 anos.

O presidente da Febave e reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, afirmou sentir-se honrado em dar continuidade ao legado do Padre João Leonir Dall’Alba. “É somente por meio da educação que podemos transformar a sociedade em um lugar melhor. Só temos a agradecer a todos que colaboraram até aqui e convidar os demais a participar, seja estudando no Unibave, ou no Colégio, para fazer sua formação pessoal e profissional, colaborando com o desenvolvimento da nossa Orleans e de toda a região”, destacou.

Mural comemorativo

Tanto na unidade do Bairro Murialdo quanto na do Centro, os alunos do Colégio Unibave estão montando um mural coletivo com mensagens comemorativas. Na unidade do Centro haverá bolo e o tradicional “Parabéns a você”.

A diretora do Colégio Unibave, Jucinara Teixeira Formanski, destacou que a semana já começou em clima de festa, com atividades alusivas ao aniversário, que seguem nesta terça-feira. “São 37 anos de dedicação à educação, formando gerações com carinho, valores e conhecimento. Cada momento vivido aqui pelos alunos e suas famílias faz parte dessa trajetória linda. Nós acreditamos que educar é mais do que ensinar: é inspirar, acolher e transformar”, afirmou.

História

A Febave foi fundada em 1974, por iniciativa do Padre João Leonir Dall’Alba, com o apoio do então prefeito, Francisco Zomer, e do vice-prefeito, Edgard Zomer. A criação foi aprovada pelo Legislativo Municipal em 16 de setembro de 1974 e sancionada pela Lei Municipal nº 491, de 23 de setembro do mesmo ano.

Atualmente, a Febave é mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), do Colégio Unibave, do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), das Esculturas do Paredão e do Hospital Veterinário Unibave (HVU).

O Unibave conquistou nota máxima na recente avaliação do Ministério da Educação (MEC) e conta hoje com uma comunidade acadêmica de aproximadamente 2.500 pessoas — sendo 1.600 estudantes de graduação, 350 colaboradores e os demais distribuídos entre o Colégio Unibave, ensino técnico e pós-graduação.

A estrutura física soma 15.516,56 m², com laboratórios de ensino e pesquisa, Biblioteca, Centro de Documentação Histórica, Casa da Cidadania, Clínica de Psicologia, Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) e Hospital Veterinário Unibave (HVU).

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-