Foi iniciada nesta quarta-feira, 10 de setembro, uma nova fase do trabalho de georreferenciamento do município de Morro da Fumaça. O serviço é uma ferramenta fundamental para a obtenção de dados territoriais precisos, permitindo identificar com exatidão a localização de áreas urbanas, imóveis e demais estruturas. O veículo irá circular pela cidade pelos próximos dias, fazendo imagens panorâmicas 360º de alta qualidade e georreferenciadas de cerca de 125 quilômetros de vias urbanas, com cobertura visual de cerca de 12 mil unidades imobiliárias.
O prefeito de Morro da Fumaça em exercício, Davi Pellegrin, celebrou o início da nova etapa dos trabalhos que são de grande importância para o futuro do município. “Mais do que modernizar os mapas da cidade, o georreferenciamento nos oferecerá uma base sólida para aprimorar o planejamento urbano e a tomada de decisão de forma mais eficiente, promovendo um crescimento organizado e sustentável. É uma ferramenta essencial para tornar a gestão pública mais moderna, transparente e conectada, com impactos diretos na infraestrutura, no acesso à informação e na qualidade de vida da população de Morro da Fumaça”.
Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão provenientes de recursos próprios, a iniciativa irá contribuir diretamente para o mapeamento do município, além de apoiar o planejamento e a tomada de decisões mais eficazes voltadas ao desenvolvimento e à organização territorial de Morro da Fumaça. Ao final desta fase do trabalho, o município fumacense terá um arquivo digital contendo o plano de levantamento fotográfico multidirecional 360º, sendo que essas fotos são fusionadas e vinculadas aos pontos de captação do georreferenciados integrados ao sistema de georreferenciamento municipal a ser implantado. A etapa seguinte será o perfilamento a laser com drone no município, que irá gerar imagens tridimensionais de terrenos e superfícies.
Entenda como acontece o georreferenciamento
O projeto envolve uma série de etapas voltadas à modernização e digitalização das informações urbanas. Entre as ações previstas, estão a criação de mapas atualizados com imagens aéreas e fotos em 360° de todas as ruas, o levantamento detalhado de dados sobre imóveis e terrenos, além da organização do acervo de informações antigas. Também será desenvolvido um novo sistema digital de consulta e implantada uma plataforma online, permitindo que as equipes da prefeitura acessem os dados com mais rapidez, segurança e de qualquer local. Na etapa anterior dos trabalhos, imagens áreas do município em alta definição foram capturadas com drone. A empresa GeoprocSul venceu o processo licitatório e é a responsável pela execução do serviço.