4 novembro 2025 - 6:40
- Anúncio -

Casarão antigo de Pindotiba está entre os destaques da exposição “Orleans e seus encantos”

O casarão antigo construído em 1951, em Pindotiba, está entre os destaques da exposição “Orleans e seus encantos”.

Construído com tijolo maciço e rejunte de barro, o casarão preserva a história no tempo presente, refletindo a arquitetura de épocas passadas, chamando a atenção e despertando a curiosidade de quem passa pelo local. O mesmo pertenceu a Aparício Freitas, brasileiro, nascido em Pindotiba, casado com a italiana Regina Sandrini Freitas, com quem teve 13 filhos.

Aparício era agricultor e, em um período trabalhou com venda de tecidos, onde a própria residência servia como local de comercialização. “Depois dedicou-se na venda de raspa de mandioca. Atividade essa era comercializada para todo o país, sendo transportada pelo trem que passava às margens do rio tubarão, próximo da sua residência”, informou Vilson Freitas, filho de Aparício.

O casarão sempre foi de propriedade familiar. Atualmente é residido pelo filho de Aparício, Vilson Freitas (que nasceu no local) e pela segunda esposa de Aparício, Maria Tonet, com quem ele casou após ficar viúvo.  Ainda no local, objetos da época passada, como utensílios domésticos e outros estão preservados.

A exposição “Orleans e seus encantos”, é um projeto que destaca os bens culturais, apresentando belezas naturais e turísticas, arquiteturas, história e hino do município, entre outros. Idealizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e administração municipal, o mesmo foi concretizado durante as festividades dos 112 anos de Orleans.

Colaboração: Thaise Américo Vieira

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-