Uma operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quarta-feira (3), mirou uma organização criminosa suspeita de traficar cerca de 70 mulheres para fins de exploração sexual. Batizada de Operação Cassandra, a ação ocorreu em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Camboriú, além de outros seis estados brasileiros, com apoio da Receita Federal e de autoridades da Irlanda e da Europol.
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em Santa Catarina. No total, participaram da ação 120 policiais federais e sete servidores da Receita. O grupo é investigado por tráfico internacional de pessoas, rufianismo, lavagem de dinheiro e crimes financeiros e tributários. Segundo a PF, os criminosos atuam desde 2017 e mantinham rígido controle sobre as vítimas.
Na Irlanda, a operação recebeu o nome de Rhyolite e também cumpriu mandados de prisão e buscas contra suspeitos ligados à quadrilha. O esquema, de acordo com as investigações, envolvia fraudes documentais e mecanismos de lavagem de dinheiro para sustentar os lucros obtidos com a exploração sexual. Até o momento, cerca de 70 mulheres exploradas já foram identificadas.