Uma ocorrência de grande complexidade mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Orleans, no Sul do Estado, entre a noite de sábado (23) e a manhã deste domingo (24). Três homens ficaram ilhados após acamparem na margem do rio, na comunidade de Brusque do Sul, e serem surpreendidos pela forte correnteza provocada pelo aumento repentino do nível da água.
O acionamento inicial ocorreu às 22h35 de sábado. Na primeira fase da operação, equipes da cidade de Orleans conseguiram resgatar duas das vítimas por volta das 23h, ambas já com sinais de hipotermia. No entanto, a terceira vítima permaneceu isolada em um ponto de difícil acesso, sob pedras e árvores, exigindo apoio de outras equipes da região.
Equipes do quartel de São Ludgero foram acionados por volta das 02h45 e deslocaram-se até o local da ocorrência para prestar apoio. Durante as tentativas de resgate na madrugada, o sargento Sampaio, do CBMSC, foi arrastado pela correnteza e também ficou ilhado. Ele foi retirado em segurança pela manhã, apresentando ferimentos leves, sem fraturas confirmadas, após atendimento hospitalar.
Diante da complexidade da ocorrência, com forte correnteza, volume elevado de água e condições adversas, foi necessário acionar reforço aéreo. Às 7h47, a aeronave Arcanjo 01 decolou de Florianópolis para Orleans, realizando o resgate da terceira vítima. Para possibilitar a retirada, foi montada uma estrutura de pêndulo e utilizada técnica de triângulo de resgate. Após avaliação médica, o rapaz resgatado foi considerado estável e liberado no próprio local, por volta de 10h30 da manhã de domingo.
A operação envolveu equipes terrestres das cidades de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte, além do apoio aéreo do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil de Santa Catarina) e do helicóptero Arcanjo 01.
O CBMSC ressalta a importância de cuidados básicos ao realizar atividades de lazer, como escolher locais seguros e de fácil acesso e consultar a previsão do tempo, optando por realizar atividades ao ar livre em dias em que não se tenha previsão de ventos fortes e chuva.
Fonte: Centro de Comunicação Social | Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina