Em alusão à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promoveu uma roda de conversa com o tema “Violência contra a mulher: identificação, prevenção, combate e direitos”. A ação foi realizada no Centro de Vivências, em parceria com a Prefeitura de Orleans, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O encontro contou com a participação da coordenadora do CREAS de Orleans, a psicóloga Giulia Oliva Grassi e da assistente social Natascha Piacentini, também integra a equipe do CREAS. As profissionais compartilharam experiências de atendimento às vítimas, apresentaram dados sobre o cenário local e orientaram o público sobre os caminhos legais e institucionais para denunciar e combater a violência de gênero.
Para a coordenadora do setor de Gestão de Pessoas do Unibave, Valdirene Baggio Pereira, promover esse tipo de diálogo é fundamental para quebrar o silêncio e ampliar a rede de apoio às mulheres. “É a forma mais direta de dar voz às vítimas, responsabilizar os agressores e trabalhar, em conjunto, para construir um futuro em que todas as mulheres possam viver livres de medo e violência”, comentou.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás é uma iniciativa nacional e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre todas as formas de violência contra a mulher, incentivando a denúncia e promovendo a equidade de gênero. No Unibave, a ação foi feita em parceria entre o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) e o programa Energia de Desenvolvimento Unibave, que busca estimular reflexões e práticas voltadas à cidadania, respeito e promoção dos direitos humanos.