O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), irá entregar uniformes escolares para mais de 200 mil estudantes da rede estadual, representando um investimento de R$ 46 milhões. Alunos matriculados no ensino médio, Programa Catarinense Técnico (CaTec), Centros de Educação Profissional (CEDUPs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) irão receber uma jaqueta e duas calças jeans. A distribuição começou esta semana, para mais de 12 mil estudantes da região serrana.
“A Educação é uma prioridade no nosso governo e isso passa diretamente pelas condições que oferecemos aos estudantes. Esses novos uniformes vão dar mais conforto para que os alunos consigam focar ainda mais na sua aprendizagem. Vamos começar já pelas regiões onde faz mais frio, deixar todo mundo quentinho e confortável para ir e voltar da escola”, destaca o governador Jorginho Mello.
A Coordenadoria Regional de Ensino de São Joaquim, na Serra, recebeu 1.500 jaquetas para serem distribuídas para os estudantes de ensino médio. Os alunos da EEB Escola Martinho De Haro foram os primeiros a vestir o agasalho, nesta terça-feira, 19.
“Com muita felicidade, hoje estamos realizando essa entrega para nossa região, que é a mais fria do país, então a primeira coordenadoria a receber esse material de excelência e hoje muito feliz em poder realizar essa entrega para nossos estudantes. Eu não me recordo de ter um material como esse para os alunos. Então, foi um compromisso do governador, quero desde já agradecer ao governador Jorginho Mello, bem como a secretária Luciane Ceretta, por esse olhar”, disse o coordenador regional de ensino, Murilo Fontanela Vieira.
Outro destaque é a melhoria da infraestrutura das escolas estaduais para proporcionar ambientes seguros, acessíveis e adequados para o aprendizado. Atualmente, 198 obras estão em andamento em todo o estado, com a expectativa de que mais de 70 sejam concluídas ainda em 2025, sendo que 53 já foram concluídas neste ano.
“Estamos intensificando o trabalho na infraestrutura e na aprendizagem para melhorar as condições ofertadas aos nossos estudantes. Agora, esses novos uniformes fazem parte de mais uma ação neste sentido. Nossos alunos merecem”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Para a diretora da escola, Juliana Zanetti, as jaquetas vão dar mais conforto para os estudantes que em muitos casos saem de casa ainda de madrugada para assistirem às aulas.
“Nós moramos em uma cidade que é extremamente fria, temos estudantes vindos de famílias muito carentes, alguns saem do interior por volta de cinco horas da manhã, então receber as jaquetas significa muito para nós enquanto escola, porque vai proporcionar um conforto para os nossos estudantes, eles vão estar mais bem acolhidos e vestidos”, disse a educadora.
As melhorias passam ainda pelas reformas das instalações elétricas. Ao todo, 103 escolas estão com obras em execução, 148 estão em fase de licitação para a execução da reforma nas instalações elétricas e outras 507 estão tramitando para a contratação de empresa para execução de instalações elétricas.
A entrega
Entre os estudantes a euforia foi visível. Ansiosos para receberem a jaqueta eles encheram o auditório da escola e demonstraram gratidão pelo presente do Governo do Estado.
“Ficamos muito felizes e honrados em receber essa atenção do nosso governo. Ficamos agradecidos com essa bela jaqueta que vai nos manter aquecidos no inverno que é rigoroso”, disse Yasmin Alvim, eu sou estudante da 3ª série do ensino médio.
Enquanto falava, Yasmim era observada pela colega a estudante Amanda Cruz, que já usava a jaqueta recém recebida. “Agradeço muito ao Jorginho Mello, nosso governador, pela atenção especial que teve conosco. A nossa cidade é uma cidade muito fria e as jaquetas com certeza farão diferença para nós, os estudantes”, concluiu.
A estudante Ana Luiza Nunes, da 3ª série do ensino médio, revelou que já viu colegas passando frio por falta de um agasalho adequado. “Eu acho uma atitude bem legal, porque ele olhou com olhos diferentes para nós aqui, que é um povo serrano, que muitas pessoas não têm condições de comprar uma jaqueta boa e só vêm com um moletom ou uma roupa térmica acaba passando frio.Tem muita gente que passa frio por vir mal agasalhado”.
O jovem Kauã Mamiki também lembra que fazia muito tempo que a entrega dos uniformes era aguardada. “Estou muito feliz, inclusive faz mais de 10 anos que eu estudo na rede pública e nunca tínhamos recebido os uniformes, no máximo camisetas. Algo novo, muito diferente pra gente”.