14 agosto 2025 - 6:02

Cidasc passa a aceitar pagamento de taxas via PIX para facilitar a vida do produtor rural catarinense

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) dá mais um passo rumo à modernização dos seus serviços e do atendimento ao produtor rural. A partir do dia 12 de agosto (terça-feira), os pagamentos de todos os documentos de arrecadação da Cidasc poderão ser pagos por meio do sistema PIX, proporcionando mais agilidade, comodidade e acessibilidade aos produtores rurais catarinenses.

A novidade vale para diversas cobranças emitidas no Sistema de Gestão de Defesa Agropecuária (Sigen+), como a Guia de Trânsito Animal (GTA), a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), a Guia de Trânsito de Subprodutos (GTS), entre outras taxas essenciais para a movimentação e comercialização de produtos de origem animal e vegetal.

As guias continuam sendo emitidas no formato tradicional, conhecidas como Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), contendo o código de barras. A inovação está na inclusão de um QR Code que permite a leitura direta pela câmera do celular, redirecionando o usuário automaticamente para o pagamento via PIX.

A implementação do novo sistema foi motivada por demandas apresentadas pelo setor produtivo. Durante reunião realizada em 14 de abril de 2025, na sede da Cidasc, em Florianópolis, o secretário da Cooperativa de Ovinos e Caprinos do Meio-Oeste Catarinense (Coovicap), Douglas Zardo, que acompanhava a prefeita de Iomerê, Luci Peretti, o secretário municipal de Agricultura, Fernando Modena, e o presidente da cooperativa, Anderson Borga, expôs uma dificuldade recorrente enfrentada por produtores em relação à emissão da GTA nos fins de semana.

Douglas sugeriu que fosse analisada a possibilidade de pagamento por PIX, ressaltando que, por ser instantâneo, esse formato tornaria o pagamento mais ágil e eficiente, já que uma Dare vencida, bloqueia a emissão de novas GTAs, evitando prejuízo em casos pontuais.

Na ocasião, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, se comprometeu a consultar a Secretaria de Estado da Fazenda para viabilizar a sugestão e reforçou a importância de ouvir o setor produtivo. “Essa mudança será muito bem-vinda para os produtores rurais, que ainda precisavam se deslocar até agências bancárias ou caixas eletrônicos para efetuar os pagamentos das taxas. A Cidasc está comprometida em tornar o atendimento mais eficiente e digital, facilitando a rotina de quem produz em Santa Catarina. Estamos atentos às demandas do campo e abertos ao diálogo, porque boas soluções nascem da escuta qualificada”, afirmou.

A reunião também evidenciou o engajamento da gestão municipal de Iomerê e da Coovicap com o fortalecimento da cadeia da ovinocaprinocultura, especialmente na região Meio-Oeste de Santa Catarina – reconhecida pela sua força na atividade, com destaque para o município de Iomerê, considerado a capital da genética ovina do Estado.

O gestor do Departamento Estadual de Gestão da Tecnologia da Cidasc, Raphael Delvan, explica que os benefícios para quem paga por meio do sistema PIX são a rapidez e a praticidade. “As transações são concluídas em segundos, eliminando a necessidade de esperar pela compensação de boletos tradicionais, que pode levar até 3 dias úteis para ser compensado. Outro ponto importante é que o Estado tem onze instituições financeiras credenciadas para realizar a cobrança”, pontua o gestor.

Por Alessandra Carvalho: Assessoria de Comunicação – Cidasc

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-