As Polícias Civis de Santa Catarina e de São Paulo, por intermédio da Delegacia de Investigação Criminal de Tubarão (DIC/PCSC) e do 1º Distrito Policial – Sé, prenderam, na manhã de hoje (21/07/2025), homem de 34 anos segundo suspeito de participar de uma extorsão na modalidade “golpe do nudes” que vitimou um morador de Tubarão. A prisão ocorreu na cidade de Florianópolis.
A DIC de Tubarão tomou conhecimento de que, no dia 07/07/2025, um homem teria estabelecido contato com uma pessoa que havia conhecido num site, realizou uma videochamada de cunho sexual com esse indivíduo, o qual lhe gravou e posteriormente passou a constrangê-lo a realizar transferências sob pena de serem as suas imagens divulgadas no seu meio de convívio.
Esse é um típico caso de “golpe do nudes”, em que um criminoso obtém, em regra, por meio virtuais, imagens de cunho sexual da vítima, passa a constrangê-la dizendo que vai divulgar as imagens no meio de convívio social da vítima e com isso busca a obtenção de vantagem econômica indevida por meio dessa grave ameaça.
A vítima do caso investigado realizou duas transferências para o mesmo indivíduo, uma no valor de R$ 2.000,00 e outra no valor de R$ 2.500,00.
Após a instauração de inquérito policial e a coleta de robusto conjunto probatório, a DIC de Tubarão identificou e prendeu um suspeito na semana passada.
Em continuidade às investigações, identificou-se o indivíduo que diretamente extorquia a vítima. Esse segundo suspeito possui 34 anos, é natural de Tubarão e estava morando no Estado de São Paulo.
A Polícia Civil de Santa Catarina representou pela prisão preventiva dessa pessoa e por busca e apreensão em seu endereço atual, pleitos que restaram deferidos pelo Juízo das Garantias de Tubarão.
De posse dos competentes mandados, a documentação foi repassada à Polícia Civil do Estado de São, a qual, por intermédio do 1º Distrito Policial – Sé, deu cumprimento às cautelares no início da manhã desta segunda-feira (21/07). O homem foi preso na Consolação, região central da cidade de São Paulo.
O homem foi encaminhado ao 1º Distrito Policial – Sé, interrogado – tendo permanecido calado acerca dos fatos – e, após audiência de custódia, será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.