A Administração de Urussanga distribuiu nota oficial à imprensa garantindo que os repasses financeiros ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) estão sendo feitos regularmente. A manifestação acontece após a nova diretoria do hospital sinalizar uma possível renúncia coletiva em até 30 dias, alegando falta de aporte financeiro por parte do município.
Conforme a prefeitura, o convênio nº 001/2025 firmado com o Fundo Municipal de Saúde prevê o repasse de R$ 200 mil mensais à instituição, totalizando R$ 2,4 milhões ao longo do ano. O valor, segundo o governo, é destinado para garantir o plantão médico de emergência e o atendimento 24 horas à população.
Além do auxílio mensal, a administração municipal informou que viabilizou junto ao Governo do Estado o encaminhamento de R$ 1,5 milhão para investimentos no pronto-socorro do hospital.
A crise se instalou após a direção da entidade solicitar aumento no valor do repasse para R$ 240 mil e também a cobertura do 13º salário dos funcionários. No entanto, a prefeitura afirma que, por limitações legais e orçamentárias, não há possibilidade de ampliar o valor ainda em 2025.
Caso a diretoria realmente renuncie e não surja uma nova chapa interessada, o governo de Urussanga disse que abrirá diálogo com outros institutos de saúde para assumir a administração do hospital e garantir a continuidade dos serviços.
A diretora administrativa do HNSC, Andrea Miranda, informou que a instituição não irá se manifestar no momento, mas confirmou que uma reunião deve ser realizada nos próximos dias para tratar do assunto.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição é o principal centro de atendimento de emergência de Urussanga e a possibilidade de instabilidade na gestão preocupa a comunidade.
Comunicação Urussanga
