3 dezembro 2024 - 2:56
- Anúncio -

Prefeitura de Gravataí será premiada por tecnologia que facilitou o acesso ao Auxílio Reconstrução

Com o objetivo de agilizar o cadastro da população afetada pelas enchentes e direcionar recursos de forma rápida e eficiente, a Defesa Civil de Gravataí, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) implantou um sistema inteligente para gerenciar os pedidos do Auxílio Reconstrução. A iniciativa será reconhecida como “Projeto Inovador 2024” no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Camboriú.

O evento, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Camboriú, reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O encontro acontece a partir das 08hs no Ginásio Irineu Bornhausen.

Após a implementação da tecnologia para facilitar o acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal, mais de 12 mil moradores já realizaram o cadastro. De acordo com o Coordenador de Tecnologia em Inovação e Dados de Gravataí, Robson Andrei, esse sistema não apenas coleta dados dos moradores impactados pelas enchentes, mas também identifica automaticamente as áreas mais afetadas, criando um mapa atualizado das regiões vulneráveis.

“Essas informações são cruciais para que o governo local e os órgãos de emergência atuem de forma estratégica, tanto no atendimento imediato quanto no planejamento de ações preventivas. Com o formulário digital disponibilizado pela plataforma, a população afetada pôde se cadastrar com facilidade para acessar o auxílio de R$ 5,1 mil, que será pago pela Caixa Econômica Federal via PIX, garantindo que o benefício chegue diretamente aos atingidos”, destacou o coordenador.

Além disso, o mapeamento detalhado das áreas alagadas oferecido pelo sistema permite que a Prefeitura planeje políticas públicas em longo prazo, como melhorias em drenagem, construção de barreiras e diques, e até mesmo a realocação de moradores para regiões mais seguras.

“Com esse avanço tecnológico, conseguimos um panorama em tempo real das áreas afetadas, o que fortalece nossa capacidade de resposta e, principalmente, permite uma base sólida para ações preventivas futuras”, ressaltou destacou a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga. O case de sucesso de Gravataí será apresentado no Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes às 10h30 pelo Coordenador de Tecnologia em Inovação e Dados de Gravataí, Robson Andrei.

O 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes vai reunir prefeitos, gestores, servidores, vereadores. Uma feira tecnológica acontecerá paralelamente ao ciclo de palestras e apresentações de inovações nas cidades. “Será um evento importante para pautar os novos eleitos sobre soluções disponíveis no mercado e como as administrações municipais caminham na implantação de governos digitais”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, I4i – Intelligence Four innovation, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove e o Portal de Compras Públicas. O congresso tem o apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e das associações de municípios AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC, AMNOROESTE eAMPLANORTE.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

Serviço:
7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Horário: a partir das 08hs
Local: Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen | Camboriú (SC)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades:  https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Autor: Evelin Moreira

Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-