17 outubro 2024 - 8:01

Frigorífico de Grão-Pará moderniza processos e recebe visita técnica da Cidasc

A empresa Ave Serra emprega mais de 400 trabalhadores e abate cerca de 45 mil aves por dia

A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, e a diretora de Defesa Agropecuária, Débora Reis Trindade de Andrade, visitaram nesta terça-feira (15/10), o frigorífico Ave Serra, localizado em Grão-Pará. A visita foi realizada a convite da empresa, que recentemente passou por um processo de modernização, e é um dos maiores da região do Braço do Norte, com capacidade de abate de cerca de 45 mil aves por dia.

O frigorífico possui o registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), concedido pela Cidasc, o que atesta seu compromisso com os mais altos padrões de segurança alimentar. O Sisbi/POA visa padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade dos alimentos e promovendo a saúde pública. O sistema também visa combater a clandestinidade no setor, e exige maior controle por parte das empresas devido à demanda e às especificidades do mercado nacional.

A empresa, que emprega mais de 400 trabalhadores, vem modernizando seus processos com o uso de equipamentos tecnológicos de marcas de renome mundial. Um exemplo recente é o sistema de produção de congelamento individual, em operação há 20 dias, que inclui pesagem automática das aves. Além disso, o frigorífico planeja dobrar sua capacidade de abate nos próximos oito meses, chegando a 90 mil aves por dia.

Durante a visita, a equipe da Cidasc também conheceu a fábrica de subprodutos do frigorífico, que passou a ser supervisionada pela companhia em agosto de 2024. O frigorífico conta ainda com uma fábrica de ração, destacando-se pela integração de suas operações e o compromisso com a qualidade em toda a cadeia produtiva.

A presidente Celles Regina de Matos ressaltou o importante papel da Cidasc no acompanhamento técnico das atividades do frigorífico ao longo dos anos, contribuindo para o aprimoramento e o sucesso das operações. “Ver de perto essas melhorias e inovações é gratificante, pois reforça o compromisso da empresa com a qualidade e segurança alimentar, além de contribuir para o fortalecimento da avicultura em Santa Catarina”, afirmou.

Durante a visita, a presidente da Cidasc destacou a importância do acompanhamento técnico contínuo, que a companhia tem oferecido ao frigorífico, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de suas atividades. “Ficamos muito satisfeitos em ver a modernização que a Ave Serra implementou, um reflexo direto das orientações e visitas que os nossos profissionais realizam”, comentou Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc.

A automatização dos processos no frigorífico representa uma melhoria significativa na produtividade e eficiência, reafirmando seu papel de destaque no setor avícola catarinense. A presidente e a diretora de Defesa Agropecuária puderam conhecer de perto as inovações implantadas pela empresa, que visam não apenas aumentar a produção, mas também garantir a qualidade e a segurança alimentar dos produtos.

O frigorífico Ave Serra é uma peça-chave na economia da região de Braço do Norte, com uma produção expressiva e um compromisso com os altos padrões exigidos pelo Sisbi/POA, demonstrando a excelência da avicultura em Santa Catarina.

Orgulho de fazer parte

O frigorífico Ave Serra, de Grão-Pará, utiliza em alguns de seus cortes condimentos da Rocha Alimentos, de Sangão. A primeira empresa obteve o registro no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), enquanto a segunda conquistou o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), voltado para produtos de origem vegetal. Ambos concedidos pela companhia.

Esses certificados, para produtos de origem animal e vegetal, têm um ponto em comum: a segurança dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Para garantir esses selos, as agroindústrias precisam seguir critérios rigorosos, como a utilização de matéria-prima de origem conhecida, que respeite as boas práticas agropecuárias, e a adoção de boas práticas de fabricação durante todo o processo do produto.

A união entre empresas que priorizam a saúde do consumidor reflete a força e a responsabilidade do agronegócio catarinense. Hoje, Santa Catarina conta com mais de uma centena de agroindústrias certificadas pelo Sisbi, aptas a comercializar produtos de origem animal em todo o Brasil, e dezenas de fabricantes de produtos vegetais com o SCC.

A Cidasc se orgulha de atuar lado a lado com o setor produtivo, garantindo que a sanidade agropecuária seja um diferencial nos alimentos produzidos no Estado. É essa dedicação que fortalece o agronegócio catarinense, levando produtos seguros e de qualidade para todo o país.

+Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA)

+Selo de Conformidade Cidasc (SCC)

Por Alessandra Carvalho: Assessoria de Comunicação – Cidasc

- Anúncio -
-Anúncio-