A Câmara de Vereadores de Siderópolis aprovou por unanimidade em segunda votação, nesta segunda-feira, 18, o Projeto de Lei do legislativo 06/2023 que dispõe sobre a distribuição gratuita de protetores solares aos funcionários públicos da prefeitura que trabalham expostos ao sol. A proposta é uma iniciativa dos vereadores Jadna Rodrigues (PSDB), Janete Trento (MDB) e Pedro Valcir de Souza (PP).
A justificativa do PL ressalta que o sol emite raios com altos níveis de radiação ultravioleta. Essa radiação atinge superficialmente (raios UVB) e mais profundamente (raios UVA) a pele, podendo causar queimaduras, lesões, alergias e o câncer de pele. Dessa forma, pessoas que estão constantemente em exposição ao sol e permanecem assim por tempo prolongado têm mais riscos de contrair a doença.
O Protetor Solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, deve ser usado todos os dias até mesmo no inverno. Especialistas da área, afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.
Diante das informações apresentadas, o PL considera de suma importância que os funcionários públicos municipais que trabalham expostos a radiação solar recebam proteção adequada visando não serem acometidos de câncer de pele.
Colaboração: Câmara de Vereadores Siderópoli