Membros do Conselho Municipal do Idoso de Gravatal discutiram sobre preconceito contra uma a pessoa por causa da idade avançada, chamado de Etarismo. O grupo, acompanhado da secretária Municipal de Assistência Social Mônica Costa Onofre, debateu sobre o tema durante simpósio organizado pela Alesc.
Profissionais da área discutiram sobre o assunto com o objetivo de mitigar sentimentos negativos que possam ocorrer com essas pessoas e como os municípios podem promover a convivência entre idosos, o lazer, o convívio com a família, amigos e encontros de finais de semana para aumentar a socialização.
“O etarismo faz mal a cada um de nós, a começar pela saúde mental. Precisamos em primeiro lugar reconhecer que todos nós em algum momento da nossa vida fomos etaristas, é assim desde que o mundo é mundo e só agora as pessoas estão se dando conta de que o etarismo é horrível”, esclareceu a geriatra”, diz a geriatra Márcia Braga.
“Foi uma oportunidade única. Queremos agradecer o prefeito Clei Rodrigues, a secretária Mônica e todos que participaram”, diz a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Gravatal, Célia Fernandes.
Comunicação Social/PMG